PJ faz 15 detenções em buscas em todo o país por suspeitas de fraude fiscal 

| País
Porto Canal

A Polícia Judiciária tem em curso uma operação contra a fraude fiscal. Mais de 200 agentes fazem mais de 100 buscas no país. O Porto Canal sabe que já foram efetuadas 15 detenções.

A operação está a ser coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto. Em causa uma fraude superior a 300 milhões de euros, só em Portugal.

Estão a decorrer buscas na Margem Sul, Santarém, figueira da foz, Coimbra, Gaia, Porto, Guimarães e Braga.

O Porto Canal sabe que já foram detidas 15 pessoas, incluindo os dois líderes do esquema europeu que operavam em Portugal.

Os detidos vão começar a ser ouvidos a partir de quinta-feira no TIC do Porto.

Em causa está uma fuga ao fisco no pagamento do IVA, através de vendas na internet, em que o IVA não era tributado ou através de faturas falsas.

O Porto Canal sabe que eram abertas empresas criadas na hora e com duração de pouco tempo, apenas para efetuar o esquema. Desta forma, o dinheiro circulava por diferentes empresas e contas, o que dificultava encontrar o seu rasto.

A investigação dura há já vários meses a nível europeu na Hungria, França, Portugal, Alemanha, Itália, Grécia, Chipre, e começou com informações que foram chegando à polícia, através de queixas de possíveis burlas.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.