PJ faz 15 detenções em buscas em todo o país por suspeitas de fraude fiscal 

| País
Porto Canal

A Polícia Judiciária tem em curso uma operação contra a fraude fiscal. Mais de 200 agentes fazem mais de 100 buscas no país. O Porto Canal sabe que já foram efetuadas 15 detenções.

A operação está a ser coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto. Em causa uma fraude superior a 300 milhões de euros, só em Portugal.

Estão a decorrer buscas na Margem Sul, Santarém, figueira da foz, Coimbra, Gaia, Porto, Guimarães e Braga.

O Porto Canal sabe que já foram detidas 15 pessoas, incluindo os dois líderes do esquema europeu que operavam em Portugal.

Os detidos vão começar a ser ouvidos a partir de quinta-feira no TIC do Porto.

Em causa está uma fuga ao fisco no pagamento do IVA, através de vendas na internet, em que o IVA não era tributado ou através de faturas falsas.

O Porto Canal sabe que eram abertas empresas criadas na hora e com duração de pouco tempo, apenas para efetuar o esquema. Desta forma, o dinheiro circulava por diferentes empresas e contas, o que dificultava encontrar o seu rasto.

A investigação dura há já vários meses a nível europeu na Hungria, França, Portugal, Alemanha, Itália, Grécia, Chipre, e começou com informações que foram chegando à polícia, através de queixas de possíveis burlas.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).