Proteção Civil instala sistema de alerta tsunami em Lisboa
Porto Canal
O anúncio foi feito na passada quinta-feira pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa. A apresentação do novo Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami no Estuário do Tejo decorrerá no próximo sábado, no Museu de Arte Popular.
A cerimónia que contará com a presença do Vereador da Proteção Civil, Ângelo Pereira, incluirá um exercício de evacuação com o acionamento de sinal sonoro do Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami.
A instalação deste sistema de aviso à população, com sirenes na Praça do Império e na Ribeira das Naus, bem como a definição de percursos de evacuação, é justificada pelo facto da faixa ribeirinha de Lisboa se encontrar exposta aos efeitos de Tsunami, em especial a zona entre Belém e Santa Apolónia.
Recorde-se que, conforme o Porto Canal noticiou no início do mês de novembro, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil fez publicações recorrentes sobre como lidar no caso de um sismo, tendo inclusivamente agendado um "exercício público de sensibilização para o risco sísmico".