Publicações da Proteção Civil fazem "tremer" redes sociais. Terramoto de 1755 prestes a repetir-se?
Porto Canal
Desde o dia 28 de outubro que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem feito publicações recorrentes sobre como lidar no caso de um sismo.
Está agendado, para o próximo dia 9, um "exercício público de sensibilização para o risco sísmico", lê-se nas plataformas online da proteção civil, com o objetivo de "procurar chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas".
Desde o primeiro anúncio deste exercício, designado de "A Terra Treme", e principalmente nos últimos cinco dias, a proteção civil tem intensificado não só a divulgação deste evento, como também tem partilhado, frequente e recorremente, publicações relacionadas com sismos, com recurso a gráficos explicativos, por passos, de como atuar em caso de sismo.
A proteção civil assinalou, ainda, os 267 anos do terramoto de 1755, colocando a questão: "Sabes o que fazer em caso de sismo?"
Na realidade, os especialistas acreditam ser possível que o sismo de Lisboa se volte a repetir. Numa das suas publicações, a ANEPC reforça que "muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco."
A estratégia de comunicação da proteção civil denuncia o receio de que o próximo terramoto esteja para breve?