Porque não há um Mercado de Natal a Norte? “Porque a Santa Casa de Lisboa fica com o dinheiro todo”, diz Rui Moreira

Porque não há um Mercado de Natal a Norte? “Porque a Santa Casa de Lisboa fica com o dinheiro todo”, diz Rui Moreira
| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara do Porto afirmou que a Santa Casa da Misericórdia investe todo o dinheiro ganho com jogos de azar em Lisboa, não sobrando nada para o Norte. O comentário deixado por Rui Moreira na própria página oficial de Facebook, esta quarta-feira, já vai com mais de 1600 gostos.

  

 O autarca até começou pela partilha de fotos das Hastas Públicas do Mercado do Bolhão, mas a conversa mudou de tema nos comentários. Uma internauta questionou: “Sr. presidente gostava que me dissesse por que as crianças do norte não têm um wonderland lisboa”, fazendo referência à Feira de Natal no Parque Eduardo VII, um evento com patrocínio dos Jogos Santa Casa.

A resposta não demorou muito e veio mesmo por parte do presidente da Câmara do Porto: “porque a santa casa da misericórdia de lisboa fica com o dinheiro todo das raspadinhas, totoloto e euromilhões e investe tudo na capital”.

Não é a primeira vez que Rui Moreira faz críticas a um suposto centralismo na divisão de lucros da Santa Casa. Tanto em setembro de 2021 como em junho deste ano, o edil já tinha proposto uma “retificação” da distribuição dos lucros da Santa Casa, que acusa de ficarem retidos em Lisboa – 26% dos lucros ficam na capital. É público que a Santa Casa, só em receita bruta vinda das lotarias, raspadinhas e euromilhões, arrecadou 3360 milhões de euros em 2019, antes da pandemia.

Porto Canal

Quando, em junho deste ano, a Obra Diocesana do Porto anunciou a intenção de encerrar os quatro ATL dos centros sociais que ainda estavam abertos, Rui Moreira voltou a apontar baterias ao “subfinanciamento da Segurança Social” e à “hipocrisia” de se fechar estruturas de apoio público quando havia “milhões” em raspadinhas. “A razão pela qual não há investimento na Segurança Social é porque o poder emana de Lisboa e em Lisboa este problema não se coloca, porque todo o dinheiro de todos os desgraçados que jogam na raspadinha, totoloto ou totobola fica em Lisboa”, disse na altura.

Contactada pelo Porto Canal, a Câmara do Porto não quis acrescentar às várias declarações públicas de Rui Moreira. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lembrou que, este ano, está a decorrer a “Praça de Natal Gaia” até ao final do ano, um evento similar ao de Lisboa, igualmente patrocinado pelos Jogos Santa Casa, em Vila Nova de Gaia.

+ notícias: Norte

Projeto "Ligue antes, salve Vidas" alargado à ULS de Gaia/Espinho e Entre Douro e Vouga

O projeto piloto "Ligue antes, salve Vidas" vai ser alargado à Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho e à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, indica uma portaria publicada em Diário da República esta terça-feira.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.