Região de Lisboa vai ter mais 108 camas de cuidados continuados

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jul (Lusa) - A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) vai reforçar com mais 108 camas três unidades de cuidados continuados da região, de acordo com os contratos-programa a assinar na sexta-feira.

De acordo com a ARS-LVT, os novos contratos-programa vão ser celebrados com a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) Casa de Santa Maria (Associação dos Profissionais do Hospital de Santa Maria), em Camarate, Liga dos Amigos do Hospital Garcia de Orta (UCCI LAHGO), em Almada, e UCCI Provedor Júlio Freire, no Barreiro.

Em comunicado, a ARS-LVT destaca que 72 das camas são de média duração e de reabilitação e outras 36 de longa duração e manutenção.

As três unidades foram financiadas com um investimento público de 750.000 euros.

Com estas novas 108 camas de Cuidados Continuados Integrados, aumentam para 1.632 as camas para a prestação deste nível intermédio de cuidados de saúde e apoio social na região.

Na nota, a ARS-LVT destaca que as camas em Unidades de Internamento de Cuidados Continuados Integrados possibilita a promoção da "reabilitação, estabilização clínica e promoção da autonomia/independência dos utentes", além de proporcionar "cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e a qualidade de vida" e "contribuir para a gestão das altas dos hospitais de doentes agudos, permitindo uma utilização dessas vagas para outro tipo de doentes".

Até ao final do ano de 2014 a ARS-LVT prevê ter disponíveis mais 300 camas na região.

RCS // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.