Reza-se para Meca no centro do Porto

Reza-se para Meca no centro do Porto
| Porto
Porto Canal

Foi na porta 233 da envelhecida rua do Heroísmo que nasceu a primeira “mesquita” da cidade invicta. O local costumava ser um ginásio – excecionalmente, aos sábados, o dono do espaço, também muçulmano, deixava que uns quantos religiosos se juntassem no rés-do-chão para rezar a Alá.

O Centro Cultural Islâmico do Porto foi o primeiro local de culto islâmico da região norte e “oficializou-se” nos anos 90. Inicialmente albergava dez famílias, diz o imã responsável pela mesquita improvisada, Abdul Kadr. Atualmente, reúne mais de 6 mil pessoas de várias nacionalidades.

À sexta-feira, dia sagrado, o antigo ginásio enche-se. No piso superior assistem à cerimónia os homens, enquanto no piso de baixo, numa sala isolada, reúnem-se as mulheres para praticar as suas crenças.

Apesar das diferenças culturais, a comunidade muçulmana integra-se cada vez melhor no Grande Porto. A maioria veio para Portugal à procura de emprego e melhores condições de vida, e rapidamente abraçaram a cidade e a cultura portuense.

No início, o grosso da imigração era de pessoas oriundas de Moçambique e Guiné. Com a globalização e a chegada do século XXI, houve um aumento exponencial de muçulmanos vindos de todas as partes do mundo.

Shazid Lodhia chegou a Portugal ainda em bebé quando os pais saíram de Moçambique após a independência da antiga colónia. Em entrevista ao Porto Canal, afirmou nunca ter sentido discriminação pela sua escolha religiosa. Aliás, sente-se “completamente integrado”, como qualquer outro português.

O imã do Centro Islâmico do Porto diz que cerca de “uma pessoa por semana” se “reverte” [converte] ao Islão. Abdul acrescenta que tal acontece devido ao facto de as pessoas “procurarem espiritualidade”, um bem-estar com eles próprios e “com o mundo”.

Abdul Kadr acredita que o projeto de uma verdadeira mesquita na cidade do Porto é possível, mas pode demorar: todos os pedidos feitos à autarquia, ao longos dos anos, tem caído na mesma resposta. “A obra ainda não foi avançada por falta de terrenos capazes de cobrir um projeto de tal dimensão”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).