Câmara do Porto e Governo formalizam reabilitação de 7,7ME das ilhas da Lomba

Câmara do Porto e Governo formalizam reabilitação de 7,7ME das ilhas da Lomba
| Porto
Porto Canal / Agências

A Câmara do Porto e o Governo vão formalizar na sexta-feira o acordo para reabilitar as ilhas da Lomba, fruto de um investimento de 7,7 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), revelou esta quinta-feira a autarquia.

O protocolo, estabelecido entre o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e a Porto Vivo, SRU, é o "primeiro passo no sentido da reconversão das ilhas da Lomba".

A reabilitação, fruto de um investimento de 7.712.488 euros do PRR, vai assegurar habitações para "todos os atuais moradores", que ocupam 46 fogos do complexo habitacional.

Inseridas na freguesia do Bonfim, as seis ilhas da Lomba são constituídas por "um edificado que apresenta evidentes sinais de degradação e insalubridade".

A cargo da equipa da arquiteta Maria Souto de Moura, o projeto de reabilitação vai envolver 47 habitações, com tipologias que variam entre T1 e T3.

"O princípio que norteia esta operação para criação de alojamento com condições dignas é o de os atuais moradores manterem a sua residência na Lomba, após a conclusão da reabilitação, assegurando-se o seu realojamento durante o período de obra", refere o município.

De acordo com a Câmara do Porto, a obra deverá estar concluída em junho de 2026, estimando-se que também nesse mês sejam entregues as novas habitações aos atuais moradores.

Antes da cerimónia está prevista uma visita à ilha da Bela Vista, pelas 11h, cuja reabilitação foi assegurada integralmente pelo município.

Localizada no centro do Porto, a ilha da Bela Vista é uma das três ilhas municipais num universo de cerca de 950 ilhas existentes na cidade e foi reabilitada através de um investimento municipal que rondou os 1,3 milhões de euros.

Em comunicado, a Câmara do Porto avançou esta quinta-feira que a cerimónia de formalização do acordo, com a presença prevista do presidente Rui Moreira e do ministro das Infraestruturas decorre na sexta-feira, pelas 12h, no Reservatório de Nova Sintra.

As ilhas no Porto são constituídas por edifícios unifamiliares no centro da cidade, normalmente com um piso e separadas ou ladeadas por um corredor de acesso à via pública.

+ notícias: Porto

Escola Alexandre Herculano vence prémio de reabilitação

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024, entregue na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, na quarta-feira à noite, distinguiu este ano dez obras de intervenção.

Associação de ucranianos denuncia vandalismo e insultos durante exposição no Porto

A Associação dos Ucranianos em Portugal (ACP) denunciou esta quinta-feira atos de vandalismo contra uma exposição sobre a Ucrânia no Porto e insultos “relacionados com a imigração”, dirigidos aos organizadores e participantes.

“Vamos passar cá esta noite. Resistindo". Alunos exigem que Universidade do Porto corte relações com Israel

O Grupo de Estudantes em Defesa da Palestina no Porto está a ocupar o campus da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP). Juntaram-se dezenas de estudantes na ação que reivindica uma posição “firme” das instituições de ensino superior da cidade contra os acontecimentos na Palestina.