Caso Selminho: Relação do Porto confirma absolvição de Rui Moreira

| Porto
Porto Canal

O Tribunal da Relação do Porto confirmou, esta quinta-feira, a absolvição de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, do crime de prevaricação no caso Selminho

Ao contrário da convicção do Ministério Público, a Relação considerou que "não resultou provado que o arguido tivesse tomado qualquer decisão sobre o destino da ação que corria termos no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto ou que a transação judicial e o compromisso arbitral tivessem corrido por determinação e segundo as instruções do arguido".

Para o tribunal de primeira instância, não ficou provada a "intervenção direta" que indicasse a "condução ou instrução" do processo, por parte de Rui Moreira junto dos funcionários municipais. O Tribunal de São João Novo, esclarece ainda que a "única intervenção" de Rui Moreira no processo foi ter passado, em 28 de novembro de 2013, uma procuração com poderes especiais ao advogado Pedro Neves de Sousa. Essa procuração serviu para o advogado representar a autarquia na audiência prévia de 10 de janeiro de 2014, no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, onde começou a ser negociado o acordo com a imobiliária, que tinha avançado com uma ação judicial neste tribunal contra o município.

Rui Moreira era acusado de favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, em detrimento do município do Porto, no litígio judicial que opunha a autarquia à imobiliária, que pretendia construir um edifício de apartamentos num terreno na Calçada da Arrábida, na cidade do Porto.

+ notícias: Porto

O antigo quarteirão da Casa Forte mudou com o Porto

O antigo quarteirão da Casa Forte, no coração do Porto, ganhou o nome da loja da esquina voltada ao Mercado do Bolhão. A emblemática empresa da cidade viria a encerrar em 2004, paradoxalmente o ano da criação da Porto Vivo, Sociedade de Reabilitação Urbana, que lançou as bases da nova vida do quarteirão. Entre projetos, demolições e mudança de promotores imobiliários, só ao fim de quase 20 anos é que o espaço da cidade vai voltar a receber moradores. Numa viagem pela história, que resposta dá à cidade o novo Quarteirão da extinta Casa Forte?

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.