Selminho: Ex-chefe do departamento jurídico diz que não recebeu instruções de Rui Moreira

| Norte
Porto Canal com Lusa

A ex-chefe do departamento jurídico da Câmara do Porto disse hoje em tribunal que não recebeu instruções de Rui Moreira nem o autarca teve intervenção nas negociações entre o município e a Selminho, da qual era sócio.

Rui Moreira está a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, no processo Selminho, onde é acusado de prevaricação, por favorecer a imobiliária da família (Selminho), da qual era sócio, em detrimento do município, no litígio judicial que opunha a autarquia à imobiliária, que pretendia construir um edifício de apartamentos num terreno na Calçada da Arrábida.

Ouvida como testemunha, Raquel Maia, diretora municipal da presidência entre finais de 2011 e primeiro semestre de 2014, disse que, em final de 2013, foi convidada por Azeredo Lopes, então chefe de gabinete de Rui Moreira, para acumular o cargo com a direção do departamento jurídico da câmara.

A jurista afirmou que "desconhecia" a ligação familiar de Rui Moreira à Selminho até ao dia, que não soube precisar, em que o advogado Pedro Neves de Sousa, a quem Rui Moreira passou a procuração com poderes especiais para representar o município no litígio judicial que opunha a imobiliária à autarquia, foi ter consigo e lhe falou nessa situação.

Raquel Maia referiu que, logo após a conversa com o advogado, foi falar com Rui Moreira para o informar de que "estaria impedido de intervir no processo" e de que era necessário elaborar uma "declaração de impedimento", que revelou ter sido preparada "pelos serviços da câmara", mas disse não saber porque não tem data.

A testemunha afirmou não se recordar de quando é que teve a conversa com Rui Moreira, na qual lhe comunicou que se devia declarar impedido de "intervir no processo", fruto da sua ligação familiar à Selminho, mas lembra-se que foi antes da troca de emails com o advogado da imobiliária, nomeadamente em abril de 2014, com vista à redação de um acordo entre as partes.

"Quando houve negociações, troca de emails, já tinha sido informado o senhor presidente. Nada disto foi discutido com o senhor presidente", frisou Raquel Maia, atualmente administradora da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

A jurista assegurou que Rui Moreira não teve qualquer intervenção nas negociações, acrescentando nunca ter falado ou recebido instruções do autarca sobre o processo Selminho.

Após a conversa com o presidente da câmara, foi abordar o assunto com a então vice-presidente do município, Guilhermina Rego.

"Logo a seguir à conversa que tive com o senhor presidente falei com a senhora vice-presidente, que é quem tem competência para substituir o presidente nos seus impedimentos. Quem decidiu fazer o acordo foi a senhora vice-presidente", vincou Raquel Maia.

A procuração com poderes especiais -- passada por Rui Moreira menos de um mês após tomar posse - permitiu ao advogado Pedro Neves de Sousa, em nome do município, chegar a acordo com a Selminho, que previa o reconhecimento da edificabilidade do terreno em causa, por alteração do Plano Diretor Municipal (PDM), ou, caso isso não fosse possível, indemnizar a Selminho num valor a ser definido em tribunal arbitral, caso houvesse lugar ao pagamento de alguma indemnização.

Rui Moreira tomou posse em 22 de outubro de 2013 e, questionada sobre a procuração, passada pelo autarca em 28 de novembro, Raquel Maia revelou desconhecer essa procuração, à semelhança do que disse, na quarta-feira, o seu antecessor como chefe dos serviços jurídicos da autarquia, Miguel Queirós.

O julgamento prossegue à tarde com a inquirição da antiga vice-presidente do município, entre 2013 e 2017, e quem assinou o acordo com a Selminho.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.