Freguesia da ilha de São Miguel oferece pão e chá para atrair visitantes

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 10 jul (Lusa) -- Pão e chá vai ser distribuído gratuitamente, na sexta-feira à noite, na Maia, na ilha açoriana de São Miguel, numa iniciativa da junta de freguesia para atrair visitantes à única região da Europa onde se produz chá.

"Teremos cerca de três mil papos-secos para distribuir. Acredito que esgote se o tempo estiver bom. Temos de prevenção mais 500 se for necessário", disse à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia da Maia, Jaime Rita, revelando que esta será a 13.ª edição deste "evento singular".

A "Noite de pão quente e chá ao luar" vai decorrer na zona balnear do Porto Novo, na Maia, a partir das 22:00 locais. Um convívio onde a organização estima que possam comparecer cerca de três mil pessoas.

"No primeiro ano fizemos isso com algum receio que as coisas não corressem bem, mas foi um sucesso e daí para cá a frequência média tem vindo a aumentar", afirmou Jaime Rita, que conta com a colaboração e apoio de várias entidades locais para realizar o evento.

Segundo disse Jaime Rita, na Maia "há o hábito", durante as noites de verão, de ir em grupo comprar pão quente à única padaria da freguesia, onde moram quase duas mil pessoas.

A junta de freguesia aproveitou esta tradição e transformou-a num verdadeiro cartaz turístico anual, sendo já considerado um dos eventos que mais forasteiros atraem à Maia numa única noite.

Além do pão quente, os convivas vão ter à espera uma chávena de chá da Gorreana "feito na hora", manteiga, queijo e, pela primeira vez, será oferecida também marmelada, de um fabricante micaelense que se associou ao evento.

A Gorreana é a maior das duas fábricas de chá que existem em São Miguel (chegou a haver seis na costa norte da ilha) e entre os anos de 1980 e o início deste século foi mesmo a única que continuou a funcionar.

A fábrica produz chá preto e verde, tem 32 hectares de plantação e produz 38 toneladas em média por ano.

O serão começará pelas 20:30 com um desfile etnográfico por algumas ruas da freguesia, envolvendo vários grupos locais e muita música, primeiro pela banda filarmónica da Maia, num palco montado no areal, e depois por dois DJ noite dentro.

RME // MP

Lusa/fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).