PJ detém arguido estrangeiro residente no Grande Porto pela prática de burla informática

PJ detém arguido estrangeiro residente no Grande Porto pela prática de burla informática
| Porto
Porto Canal / Agências

A Polícia Judiciária deteve um cidadão estrangeiro pela prática de crimes de burla informática e branqueamento que desde 2020 reside na região do Grande Porto, na sequência de duas buscas domiciliárias e de um mandato de detenção, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) esclarece que a investigação, coordenada pelo Ministério Público, Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, identificou movimentos bancários "suspeitos" nas contas tituladas e/ou controladas pelos arguidos.

A investigação apurou, posteriormente, a existência de pedidos de devolução de fundos e queixas por burla apresentadas por pessoas coletivas sediadas no estrangeiro.

No decorrer da investigação, a PJ deu cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e a um mandado de detenção relacionados com a prática dos crimes de burla qualificada, burla informática, comunicações e branqueamento.

Os arguidos de nacionalidade estrangeira encontravam-se em Portugal desde 2020, residindo na região do grande Porto, refere a PJ.

O montante apurado, "indevidamente apropriado pelos dois arguidos", ascende a perto de 90 mil euros, encontrando-se em investigação "a existência de outros factos de idêntica natureza".

Das buscas domiciliárias resultou a apreensão de material informático "que se presume utilizado para a prática dos factos".

De acordo com a PJ, o arguido detido vai ser presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

+ notícias: Porto

Burger King, o novo “Embaixador” dos Aliados

Recuando até 2022, quem atravessava a Rua de Sampaio Bruno, junto à Avenida dos Aliados, no Porto, não ficaria indiferente à estátua do embaixador de bigode e cartola que parecia dar as boas-vindas a quem entrava no café que ali funcionava há 65 anos. Mas esse Embaixador há muito abandonou o coração da Invicta, com o seu lugar a ser ocupado pela cadeia norte-americana de fast food Burger King, tal como dá conta o Porto Canal numa visita ao local.

Área Metropolitana do Porto preocupada com prazos do PRR reúne-se com ministro da Habitação

A Área Metropolitana do Porto (AMP) manifestou esta sexta-feira preocupação com o cumprimento dos prazos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que serão expressas ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, numa reunião em setembro.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.