PJ detém arguido estrangeiro residente no Grande Porto pela prática de burla informática

PJ detém arguido estrangeiro residente no Grande Porto pela prática de burla informática
| Porto
Porto Canal / Agências

A Polícia Judiciária deteve um cidadão estrangeiro pela prática de crimes de burla informática e branqueamento que desde 2020 reside na região do Grande Porto, na sequência de duas buscas domiciliárias e de um mandato de detenção, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) esclarece que a investigação, coordenada pelo Ministério Público, Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, identificou movimentos bancários "suspeitos" nas contas tituladas e/ou controladas pelos arguidos.

A investigação apurou, posteriormente, a existência de pedidos de devolução de fundos e queixas por burla apresentadas por pessoas coletivas sediadas no estrangeiro.

No decorrer da investigação, a PJ deu cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e a um mandado de detenção relacionados com a prática dos crimes de burla qualificada, burla informática, comunicações e branqueamento.

Os arguidos de nacionalidade estrangeira encontravam-se em Portugal desde 2020, residindo na região do grande Porto, refere a PJ.

O montante apurado, "indevidamente apropriado pelos dois arguidos", ascende a perto de 90 mil euros, encontrando-se em investigação "a existência de outros factos de idêntica natureza".

Das buscas domiciliárias resultou a apreensão de material informático "que se presume utilizado para a prática dos factos".

De acordo com a PJ, o arguido detido vai ser presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

+ notícias: Porto

Obras no jardim Teófilo Braga não avançam antes de julho

Afinal, as obras no Jardim Teófilo Braga, na Praça da República, só avançam depois do início do terceiro trimestre de 2024. O “refúgio da sueca” continua assim, aberto, pelo menos até julho, altura em que deverão arrancar as obras de requalificação do espaço.

Mais de 600 solitários recordam abril a metros da Praça da Liberdade

Os alunos e professores da Escola Artística Soares dos Reis adornaram, esta manhã, a estação de metro de São Bento, no Porto, com cravos de papel depositados em mais de 600 solitários de madeira e cerâmica.

Matosinhos lança programa para promover habitação cooperativa a preços acessíveis

A Câmara Municipal de Matosinhos vai lançar um programa para promover a habitação cooperativa a preços acessíveis para famílias com dificuldades em arrendar casa e jovens que querem emancipar-se, segundo proposta a que a Lusa teve esta terça-feira acesso.