PJ detém arguido estrangeiro residente no Grande Porto pela prática de burla informática

PJ detém arguido estrangeiro residente no Grande Porto pela prática de burla informática
| Porto
Porto Canal / Agências

A Polícia Judiciária deteve um cidadão estrangeiro pela prática de crimes de burla informática e branqueamento que desde 2020 reside na região do Grande Porto, na sequência de duas buscas domiciliárias e de um mandato de detenção, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) esclarece que a investigação, coordenada pelo Ministério Público, Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, identificou movimentos bancários "suspeitos" nas contas tituladas e/ou controladas pelos arguidos.

A investigação apurou, posteriormente, a existência de pedidos de devolução de fundos e queixas por burla apresentadas por pessoas coletivas sediadas no estrangeiro.

No decorrer da investigação, a PJ deu cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e a um mandado de detenção relacionados com a prática dos crimes de burla qualificada, burla informática, comunicações e branqueamento.

Os arguidos de nacionalidade estrangeira encontravam-se em Portugal desde 2020, residindo na região do grande Porto, refere a PJ.

O montante apurado, "indevidamente apropriado pelos dois arguidos", ascende a perto de 90 mil euros, encontrando-se em investigação "a existência de outros factos de idêntica natureza".

Das buscas domiciliárias resultou a apreensão de material informático "que se presume utilizado para a prática dos factos".

De acordo com a PJ, o arguido detido vai ser presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

+ notícias: Porto

Porto eleito melhor destino para Erasmus

A cidade do Porto foi eleita o melhor destino de Erasmus de 2024 na Erasmus Generation Meeting (EGM), que decorreu entre 4 a 7 de abril em Sevilha, Espanha, anunciou a Erasmus Student Network Porto, através das redes sociais.

Prosseguem buscas por jovem desaparecido no mar em Gaia

As buscas do rapaz de 16 anos que desapareceu na tarde de sexta-feira na praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, prosseguem hoje com patrulhas terrestres na área que vai da Aguda à foz do rio Douro.

Casa da Música celebra 50 anos do 25 de abril com o ciclo Música & Revolução

A Casa da Música, no Porto, celebra os 50 anos do 25 de Abril com o ciclo Música & Revolução, que arranca na quarta-feira com a conferência “Passa o Micro!”, na qual se “dá a palavra aos músicos”.