PJ detém arguido estrangeiro residente no Grande Porto pela prática de burla informática

PJ detém arguido estrangeiro residente no Grande Porto pela prática de burla informática
| Porto
Porto Canal / Agências

A Polícia Judiciária deteve um cidadão estrangeiro pela prática de crimes de burla informática e branqueamento que desde 2020 reside na região do Grande Porto, na sequência de duas buscas domiciliárias e de um mandato de detenção, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) esclarece que a investigação, coordenada pelo Ministério Público, Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, identificou movimentos bancários "suspeitos" nas contas tituladas e/ou controladas pelos arguidos.

A investigação apurou, posteriormente, a existência de pedidos de devolução de fundos e queixas por burla apresentadas por pessoas coletivas sediadas no estrangeiro.

No decorrer da investigação, a PJ deu cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e a um mandado de detenção relacionados com a prática dos crimes de burla qualificada, burla informática, comunicações e branqueamento.

Os arguidos de nacionalidade estrangeira encontravam-se em Portugal desde 2020, residindo na região do grande Porto, refere a PJ.

O montante apurado, "indevidamente apropriado pelos dois arguidos", ascende a perto de 90 mil euros, encontrando-se em investigação "a existência de outros factos de idêntica natureza".

Das buscas domiciliárias resultou a apreensão de material informático "que se presume utilizado para a prática dos factos".

De acordo com a PJ, o arguido detido vai ser presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

+ notícias: Porto

Jovem de 19 anos morre em acidente de mota no Porto 

Uma jovem de 19 anos morreu esta sexta-feira de madrugada num despiste de mota no Porto. O acidente aconteceu pelas 3h45 e provocou ainda um ferido grave, um homem com cerca de 30 anos. 

Camião 'engolido' em aluimento de terras no centro do Porto

Um veículo pesado foi esta quinta-feira engolido na Rua Trindade Coelho, na zona entre a interseção com a Rua das Flores e o Largo dos Loios.

Coliseu do Porto recebe 150 espetáculos de música, dança, teatro e ópera em 2023

A programação do Coliseu do Porto para 2023 inclui 150 espetáculos, entre concertos, bailados, teatro, ópera, dança, comédia ou espetáculos infantojuvenis e pretende “dar continuidade às linhas programáticas fundamentais da intervenção” daquela casa de espetáculos.