"Escolher o Qatar foi um erro". Antigo presidente da FIFA sobre o Mundial 2022
Porto Canal
Joseph Blatter, antigo presidente da FIFA, afirmou recentemente que a escolha do Qatar como palco para o Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2022 "foi um erro". Através da rede social Twitter, o site "Cabine Desportiva" referiu que o antigo presidente da FIFA mostrou-se arrenpendido desta decisão e lamentou a responsabilidade que teve neste assunto. "Fui responsável por isso na época como presidente da FIFA".
"O futebol e o Mundial são demasiado grandes para isto", disse Joseph Blatter ao site "Cabine Desportiva".
Já em 2020, Joseph Blatter tinha sugerido que o organismo máximo do futebol mundial deveria retirar a organização do Mundial 2022 ao Qatar e entregá-la a outro país avançado, como hipótese os Estados Unidos.
A competição para o Mundial de Futebol FIFA de 2022 vai iniciar a 20 de novembro, com o jogo de abertura Catar- Equador.
Em 2015, Joseph Blatter demitiu-se do cargo de presidente da FIFA, depois de ter sido acusado de um pagamento ilegal feito a Michel Platini de cerca de 1,8 milhões de euros. Blatter defendeu que o pagamento dizia respeito a trabalhos de consultoria que o francês fez para a FIFA, que terão começado a 25 de agosto de 1999, e que ambos fizeram um "acordo verbal" para o efeito. No entanto, em novembro de 2015 o Comité de Ética da FIFA suspendeu provisoriamente de Blatter e Platini de qualquer atividade relacionada com o futebol durante 90 dias e acabou por bani-los por oito anos no mês seguinte.