Lisboa, Leiria e Setúbal sob aviso amarelo devido ao tempo quente

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jul (Lusa) -- Os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal estão hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de cinco, devido à previsão de tempo quente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa na sua página da internet, que os distritos de Lisboa, Leiria e Setúbal vão estar sob aviso amarelo entre as 09:00 de hoje e as 22:00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O aviso amarelo implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da subida da temperatura máxima, que se situará acima dos 30 graus Celsius, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou na quarta-feira à população que adote "medidas de prevenção", destinadas principalmente às crianças, idosos e doentes crónicos, devido à previsão de uma "subida acentuada da temperatura".

Os níveis de radiação ultravioleta estarão também muito altos.

Nos períodos de maior calor, a DGS recomenda à população que permaneça em "ambientes frescos" e evite atividades que exijam grandes esforços físicos e a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas.

Aconselha ainda quem tenha de andar na rua a utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protetor solar com fator igual ou superior a 30.

O IPMA prevê para hoje céu limpo, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral a norte do Cabo Espichel durante a tarde e sendo moderado a forte de nordeste até ao final da manhã e a partir do final da tarde nas terras altas.

Está também prevista uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do litoral norte e centro e na região sul e da máxima no litoral da região centro.

Na Madeira prevêem-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte, e vento fraco a moderado de nordeste.

Para os Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros e vento nordeste moderado.

Quanto às temperaturas, em Évora prevê-se uma máxima de 37 graus Celsius, em Beja 36, Castelo Branco 32, em Lisboa 34, em Leiria, Coimbra, Braga e Portalegre 31, Porto 29, Guarda 24, Bragança e Viseu 27, Funchal 25, ponta Delgada 24 e Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 23.

DD (HN) // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.