“Foi reposta uma justiça”. Após dez anos todas as viaturas de bombeiros ficam isentas de portagem

“Foi reposta uma justiça”. Após dez anos todas as viaturas de bombeiros ficam isentas de portagem
| País
Porto Canal

Todas as viaturas do corpo dos bombeiros ficaram isentas de pagamento de portagens nas autoestradas. As viaturas dedicadas a transportes de doentes estavam há dez anos a ser excluídas da isenção devido a uma mudança no regulamento. A reposição desta "justiça" foi confirmada ao Porto Canal pelo presidente da Liga Portuguesa dos Bombeiros.

Segundo António Nunes, presidente da Liga Portuguesa dos Bombeiros, “o pagamento de portagem por parte de uma tipologia do corpo de bombeiros é uma injustiça do ponto vista social”. 

O presidente relembra que as viaturas de transportes de doentes (VDTD) não transportam só doentes para consultas ou fisioterapia, mas também são usadas como transporte de feridos ligeiros e como viatura de transporte de bombeiros para os teatros de operações.

Uma alteração ao regulamento, há aproximadamente dez anos, resultou, por parte da Proteção Civil, na atribuição de uma tipologia de veículo operacional. António Nunes considera que o acontecimento surge de “uma má interpretação do que é um veículo de bombeiros”.

António Nunes afirma que o ministro das Infraestruturas e o Secretário de Estado reviram a situação e todas as viaturas de bombeiros, de qualquer nomenclatura, estão isentas de pagamento de portagens na autoestrada e scuts.

O presidente da Liga dos Bombeiros, acrescenta que esta “diminuição da despesa vai permitir canalizar verbas para outras situações que os corpos de bombeiros precisem”.

+ notícias: País

Márcia e a Perturbação Obsessiva-Compulsiva: “Deixei de ler e escrever para evitar os rituais”

Márcia Gonçalves tinha 14 anos quando foi diagnosticada com Perturbação Obsessiva-Compulsiva (POC). A doença apoderou-se de tal forma da sua mente que deixou de escrever e ler. No Dia Internacional da Saúde Mental conheça um dos rostos de uma patologia silenciosa que afeta quatro em cada 100 portugueses.

Nova unidadade da PSP é "SEF-low cost", classifica sindicato

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) classifica de “SEF-low cost” a nova Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras na PSP, que vai ser discutida e votada, esta sexta-feira, na Assembleia da República.

E-Redes adianta que já foi reposta a normalidade na rede elétrica após mau tempo

A normalidade na rede elétrica, nomeadamente em Braga, Guimarães e Vila Real, foi reposta às 13h30, depois do mau tempo de quarta-feira ter deixado cerca de 400 mil pessoas sem eletricidade, adiantou esta quinta-feira a E-Redes.