Relatório final dos estaleiros de Viana aprovado sob acusações de "branqueamento"

| Norte
Porto Canal com Lusa

O relatório final da comissão de inquérito aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) foi hoje aprovado na especialidade, com os votos contra da oposição, que acusou a maioria de branquear o papel do atual Governo.

As 81 conclusões do relatório foram aprovadas com os votos favoráveis do PSD/CDS-PP e contra do PCP, PS e BE, depois de ter sido incorporadas algumas propostas de alteração dos deputados socialistas, e rejeitadas, em bloco, pela maioria PSD/CDS-PP e pelo PS, as propostas de alteração do PCP e do BE.

O relatório incluiu uma proposta de alteração do PS, aprovada por unanimidade, sugerindo uma "investigação judicial" por não ter ficado "esclarecido qual o interesse económico na relação contratual da ENVC com a Portbridge Engeneering, "cujo grau de intervenção foi apenas a subcontratação da Petrobalt", gabinete de projeto russo, contratado para desenhar o navio Atlântida.

A versão final do relatório será, após a discussão e votação em plenário, quinta-feira, enviado à Procuradoria Geral da República.

O PS votou contra a maioria das conclusões relacionadas com o negócio do navio Atlântida, encomendado aos ENVC e rejeitado pela empresa pública açoriana Atlanticoline, por incumprimento dos requisitos da velocidade.

Sobre o acordo arbitral feito à época entre o Governo da República e o dos Açores, "não ficou claro" porque é que os ENVC não defenderam a sua posição contratual e cedeu "em toda a linha" aos interesses da Atlanticoline. Esta conclusão foi aprovada com os votos contra do PS.

No final, o deputado do PS Rui Paulo Figueiredo lamentou que a relatora, Angela Guerra, não tenha aceite propostas que considerou "factuais", afirmando que "houve um branqueamento de tudo aquilo que podia beliscar o Governo em funções".

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.