Santo Tirso: Condutores revoltados com buracos na N105

Santo Tirso: Condutores revoltados com buracos na N105
| Norte
Porto Canal

As obras decorrem há já vários meses. A Estrada Nacional 105, em Santo Tirso, foi aberta pela Águas do Norte devido à instalação da rede pública de abastecimento. Os condutores queixam-se do mau estado da via e dos constantes condicionamentos de trânsito.

Quem passa diariamente na Nacional 105, em Santo Tirso, fala numa situação “lastimável”. A instalação da rede pública de abastecimento de água obrigou à abertura da via, que está a ser intervencionada desde fevereiro deste ano. As placas de sinalização de perigo não evitam a passagem pelos buracos e alguns condutores preferem até andar em contramão para evitar os estragos. “Andamos nisto, semáforos aqui, semáforos ali e tudo cheio de buracos. A estrada não está nada segura”, conta um dos condutores.

As obras levaram à colocação de semáforos temporários devido ao fecho de uma das vias. Na fila ouvem-se várias críticas, desde as relativas à segurança da estrada até aos condicionamentos de trânsito. “Esta estrada está uma vergonha, já devia estar pronta há muito tempo, isto já está aqui desde a primavera”, explica José Guimarães. Também Glória Costa fala na demora da intervenção e nos danos que pode causar aos veículos. “Isto arrebenta com tudo, num instante se fura um pneu, depois quero saber de quem é a responsabilidade”, diz.

Contactada pelo Porto Canal, a Águas do Norte esclarece que a intervenção na N105 “corresponde a três empreitadas distintas, com intervenções faseadas” e que a conclusão está prevista para fevereiro de 2023. Já sobre a reparação do pavimento, a empresa de abastecimento de água diz que “para mitigar os eventuais incómodos na circulação automóvel, está a ser colocado o respetivo pavimento provisório”.

A Câmara Municipal de Santo Tirso diz que por se tratar de uma situação “grave” a autarquia tapou alguns buracos até à conclusão da obra de pavimentação. Sobre os constrangimentos causados aos condutores, diz não serem da responsabilidade da autarquia mas da Águas de Portugal.

 

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.