Santo Tirso: Condutores revoltados com buracos na N105

Santo Tirso: Condutores revoltados com buracos na N105
| Norte
Porto Canal

As obras decorrem há já vários meses. A Estrada Nacional 105, em Santo Tirso, foi aberta pela Águas do Norte devido à instalação da rede pública de abastecimento. Os condutores queixam-se do mau estado da via e dos constantes condicionamentos de trânsito.

Quem passa diariamente na Nacional 105, em Santo Tirso, fala numa situação “lastimável”. A instalação da rede pública de abastecimento de água obrigou à abertura da via, que está a ser intervencionada desde fevereiro deste ano. As placas de sinalização de perigo não evitam a passagem pelos buracos e alguns condutores preferem até andar em contramão para evitar os estragos. “Andamos nisto, semáforos aqui, semáforos ali e tudo cheio de buracos. A estrada não está nada segura”, conta um dos condutores.

As obras levaram à colocação de semáforos temporários devido ao fecho de uma das vias. Na fila ouvem-se várias críticas, desde as relativas à segurança da estrada até aos condicionamentos de trânsito. “Esta estrada está uma vergonha, já devia estar pronta há muito tempo, isto já está aqui desde a primavera”, explica José Guimarães. Também Glória Costa fala na demora da intervenção e nos danos que pode causar aos veículos. “Isto arrebenta com tudo, num instante se fura um pneu, depois quero saber de quem é a responsabilidade”, diz.

Contactada pelo Porto Canal, a Águas do Norte esclarece que a intervenção na N105 “corresponde a três empreitadas distintas, com intervenções faseadas” e que a conclusão está prevista para fevereiro de 2023. Já sobre a reparação do pavimento, a empresa de abastecimento de água diz que “para mitigar os eventuais incómodos na circulação automóvel, está a ser colocado o respetivo pavimento provisório”.

A Câmara Municipal de Santo Tirso diz que por se tratar de uma situação “grave” a autarquia tapou alguns buracos até à conclusão da obra de pavimentação. Sobre os constrangimentos causados aos condutores, diz não serem da responsabilidade da autarquia mas da Águas de Portugal.

 

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.