Santo Tirso: Condutores revoltados com buracos na N105

Santo Tirso: Condutores revoltados com buracos na N105
| Norte
Porto Canal

As obras decorrem há já vários meses. A Estrada Nacional 105, em Santo Tirso, foi aberta pela Águas do Norte devido à instalação da rede pública de abastecimento. Os condutores queixam-se do mau estado da via e dos constantes condicionamentos de trânsito.

Quem passa diariamente na Nacional 105, em Santo Tirso, fala numa situação “lastimável”. A instalação da rede pública de abastecimento de água obrigou à abertura da via, que está a ser intervencionada desde fevereiro deste ano. As placas de sinalização de perigo não evitam a passagem pelos buracos e alguns condutores preferem até andar em contramão para evitar os estragos. “Andamos nisto, semáforos aqui, semáforos ali e tudo cheio de buracos. A estrada não está nada segura”, conta um dos condutores.

As obras levaram à colocação de semáforos temporários devido ao fecho de uma das vias. Na fila ouvem-se várias críticas, desde as relativas à segurança da estrada até aos condicionamentos de trânsito. “Esta estrada está uma vergonha, já devia estar pronta há muito tempo, isto já está aqui desde a primavera”, explica José Guimarães. Também Glória Costa fala na demora da intervenção e nos danos que pode causar aos veículos. “Isto arrebenta com tudo, num instante se fura um pneu, depois quero saber de quem é a responsabilidade”, diz.

Contactada pelo Porto Canal, a Águas do Norte esclarece que a intervenção na N105 “corresponde a três empreitadas distintas, com intervenções faseadas” e que a conclusão está prevista para fevereiro de 2023. Já sobre a reparação do pavimento, a empresa de abastecimento de água diz que “para mitigar os eventuais incómodos na circulação automóvel, está a ser colocado o respetivo pavimento provisório”.

A Câmara Municipal de Santo Tirso diz que por se tratar de uma situação “grave” a autarquia tapou alguns buracos até à conclusão da obra de pavimentação. Sobre os constrangimentos causados aos condutores, diz não serem da responsabilidade da autarquia mas da Águas de Portugal.

 

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.