Expulsão perdoada a Alexander Bah no FC Porto vs Benfica? A análise do antigo árbitro Carlos Duarte
Porto Canal
O clássico entre "Dragões" e "Águias" da passada sexta-feira ficou marcada pela arbitragem de João Pinheiro, com muitas críticas por parte dos "azuis e brancos". Os campeões nacionais, que jogaram com menos um desde os 27 minutos após a expulsão de Eustáquio defendem que também Alexander Bah deveria ter sido expulso. Para o analista de arbitragem do Porto Canal, Carlos Duarte, não restam dúvidas e a sucessão de faltas do lateral dos encarnados era merecedora de expulsão, ainda na primeira parte.
São imagens exclusivas do Porto Canal e que mostram uma alegada falta de Alexander Bah sobre Galeno durante o clássico, que poderia ter originado o segundo cartão amarelo para o defensor do conjunto lisboeta.
Segundo o antigo árbitro Carlos Duarte, João Pinheiro errou ao não ter expulsado o jogador dinamarquês, que acabou por dar o lugar a Gilberto, no initervalo da partida.
"Depois de ver com mais pormenor as imagens fornecidas pelo Porto Canal, efetivamente quem provoca o contacto que levou à interrupção do encontro é o lateral direito do Benfica, Bah", defende o antigo árbitro.
Para Carlos Duarte, é Bah quem procura o contacto, sendo "visível nos apoios do jagador", interropendo o movimento de Galeno que seguia disparado para a baliza encarnada. Tratando-se de um "ataque prometedor", o jogador dinamrquês deveria ter visto ordem de expulsão, de acordo com o analista de arbitragem do Porto Canal, revelando-se "o grande erro da equipa de arbitragem", acrescentou.
O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, partilha da opinião de Carlos Duarte e ao fim da tarde desta terça-feira na sua conta oficial no Twitter apontou para o mesmo erro de João Pinheiro.
"Neste lance, João Pinheiro assinalou falta de Galeno sobre Bah. Ampliando a imagem percebe-se que é Bah que impede a progressão de Galeno e analisando as imagens de uma câmara do FC Porto fica claro que foi Bah quem impediu a concretização de uma jogada de perigo", escreve Francisco J. Marques.
Neste lance, João Pinheiro assinalou falta de Galeno sobre Bah. Ampliando a imagem percebe-se que é Bah que impede a progressão de Galeno e analisando as imagens de uma câmara do FC Porto fica claro que foi Bah quem impediu a concretização de uma jogada de perigo. pic.twitter.com/EULSc0Ieuq
— Francisco J. Marques (@FranciscoMarkes) October 24, 2022
"O erro grave e com reflexo no desenrolar do jogo aconteceu neste lance, aos 17 minutos, quando Bah deveria ter visto segundo amarelo. Estranhamente, o lance não foi analisado pelos comentadores de arbitragem e a transmissão da Sport TV, durante e depois do jogo, não esclareceu", aponta ainda o diretor de comunicação dos dragões.
Recorde-se que que Bah atingiu com a mão a cara de Otávio, passando impune, e a seguir rasteirou Evanilson, sem disputar a bola, não tendo sido mostrado o segundo cartão amarelo. Motivo que terá levado Roger Schmidt a substituir o dinamarquês por Gilberto, após a vinda dos balneários.