Serenata junta 30 mil pessoas nas ruas do Porto
Porto Canal
Depois de dois anos interrompida, a Serenata de Receção ao Caloiro voltou às ruas da cidade do Porto. Na madrugada de domingo para segunda 30 mil pessoas estiveram presentes no evento académico. A Federação Académica do Porto admitiu que foi “um alívio este ano letivo ter começado sem contrariedades pandémicas”.
No Largo Amor de Perdição, o fado académico entoou e, com ele trouxe o sentimento da vivência da tradição académica. Muitos foram os estudantes que marcaram o início do percurso universitário, no fim de semana passado, ao som de cinco grupo de Fado.
Nos próximos dias seguem-se os restantes festejos académicos, com as Casas da Academia do Porto a voltarem a unir-se no Cortejo da Latada, após dois anos impossibilitados devido à pandemia.
As obras de requalificação da Fonte dos Leões e do metro do Porto farão com que o percurso da Latada seja alterado. A Federação Académica e a Câmara Municipal anunciarão o novo percurso nos próximos dias.
No último domingo do mês de outubro esperam-se 70 mil pessoas na Baixa da Cidade para o Cortejo da Latada, com arranque previsto às 14h01.
Ana Gabriela Cabilhas, presidente da Federação Académica do Porto, afirmou em comunicado que “A Academia do Porto é uma Academia unida que abraça os seus estudantes e a cidade que os acolhe. Voltamos a senti-lo nesta semana de receção. E é este sentimento que nos enche de orgulho que queremos perpetuar e que a pandemia nos privou. Os momentos de boas-vindas são fundamentais para um percurso feliz, com sucesso e de boa convivência no Ensino Superior.”
O Ensino Superior do Porto é cada vez mais procurado pelos estudantes, neste ano letivo preencheu quase a totalidade das vagas do concurso nacional, com uma ocupação total de 99,1%.