Serenata junta 30 mil pessoas nas ruas do Porto

Serenata junta 30 mil pessoas nas ruas do Porto
| Porto
Porto Canal

Depois de dois anos interrompida, a Serenata de Receção ao Caloiro voltou às ruas da cidade do Porto. Na madrugada de domingo para segunda 30 mil pessoas estiveram presentes no evento académico. A Federação Académica do Porto admitiu que foi “um alívio este ano letivo ter começado sem contrariedades pandémicas”.

No Largo Amor de Perdição, o fado académico entoou e, com ele trouxe o sentimento da vivência da tradição académica. Muitos foram os estudantes que marcaram o início do percurso universitário, no fim de semana passado, ao som de cinco grupo de Fado.

Porto Canal

Nos próximos dias seguem-se os restantes festejos académicos, com as Casas da Academia do Porto a voltarem a unir-se no Cortejo da Latada, após dois anos impossibilitados devido à pandemia.

As obras de requalificação da Fonte dos Leões e do metro do Porto farão com que o percurso da Latada seja alterado. A Federação Académica e a Câmara Municipal anunciarão o novo percurso nos próximos dias.

No último domingo do mês de outubro esperam-se 70 mil pessoas na Baixa da Cidade para o Cortejo da Latada, com arranque previsto às 14h01.

Ana Gabriela Cabilhas, presidente da Federação Académica do Porto, afirmou em comunicado que “A Academia do Porto é uma Academia unida que abraça os seus estudantes e a cidade que os acolhe. Voltamos a senti-lo nesta semana de receção. E é este sentimento que nos enche de orgulho que queremos perpetuar e que a pandemia nos privou. Os momentos de boas-vindas são fundamentais para um percurso feliz, com sucesso e de boa convivência no Ensino Superior.”

O Ensino Superior do Porto é cada vez mais procurado pelos estudantes, neste ano letivo preencheu quase a totalidade das vagas do concurso nacional, com uma ocupação total de 99,1%.

 Porto Canal

+ notícias: Porto

Obras no jardim Teófilo Braga não avançam antes de julho

Afinal, as obras no Jardim Teófilo Braga, na Praça da República, só avançam depois do início do terceiro trimestre de 2024. O “refúgio da sueca” continua assim, aberto, pelo menos até julho, altura em que deverão arrancar as obras de requalificação do espaço.

Mais de 600 solitários recordam abril a metros da Praça da Liberdade

Os alunos e professores da Escola Artística Soares dos Reis adornaram, esta manhã, a estação de metro de São Bento, no Porto, com cravos de papel depositados em mais de 600 solitários de madeira e cerâmica.

Matosinhos lança programa para promover habitação cooperativa a preços acessíveis

A Câmara Municipal de Matosinhos vai lançar um programa para promover a habitação cooperativa a preços acessíveis para famílias com dificuldades em arrendar casa e jovens que querem emancipar-se, segundo proposta a que a Lusa teve esta terça-feira acesso.