Rishi Sunak vai ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido

Rishi Sunak vai ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido
| Mundo
Porto Canal

Desistência de Mordaunt dá vitória ao antigo ministro das Finanças na corrida à liderança do Partido Conservador. Nas próximas horas substituirá Truss na chefia do Governo britânico e será o primeiro primeiro-ministro não branco da História do país.

Rishi Sunak foi eleito líder do Partido Conservador e vai ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido. Aos 42 anos de idade, o ex-ministro das Finanças venceu a corrida interna dos tories para a escolha do sucessor de Liz Truss.

Sunak será o primeiro chefe de Governo britânico hindu, o primeiro não branco e o mais jovem de sempre a ocupar o cargo. Nas próximas horas deverá ser confirmado no cargo pelo rei Carlos III, que, segundo a ITV, já estará a caminho de Londres para a cerimónia protocolar.

A vitória de Sunak foi confirmada esta segunda-feira, depois de Penny Mordaunt, porta-voz do Governo na Câmara dos Comuns e antiga ministra da Defesa, ter desistido da contenda, confirmando a decisão através de uma mensagem publicada no Twitter, ao início da tarde.

“Vivemos tempos sem precedentes. Apesar do calendário apertado para a disputa pela liderança [do Partido Conservador] ficou claro que os colegas sentem que, hoje, precisamos de certezas”, explicou Mordaunt.

 

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.