Surpresa nos Golden Boy: António Silva falhou lista do top 100, 60 ou 40, mas aparece nos 20 nomes finais

Surpresa nos Golden Boy: António Silva falhou lista do top 100, 60 ou 40, mas aparece nos 20 nomes finais
| Desporto
Porto Canal

O defesa-central António Silva entrou diretamente para a lista dos 20 melhores futebolistas com menos de 21 anos a atuar na Europa, apesar dos 10 jogos oficiais pela equipa A do Benfica. O jornal italiano “Tuttosport” é quem atribuiu oficialmente o prémio.

O jogador do Benfica não fez parte da lista alargada “top100” dos candidatos ao Golden Boy 2022, nem das sucessivas atualizações, incluindo o “top40”, a última “shortlist” divulgada em setembro.

 

Além de António Silva, estão nomeados outros 2 portugueses, que se mantêm na lista oficial deste a primeira publicação em junho: Fábio Carvalho (Liverpool) e Nuno Mendes (Paris Saint-Germain).

Ao longo dos cortes na lista desde os 100 candidatos iniciais, ficaram pelo caminho Francisco Conceição (FC Porto/Ajax), Diego Moreira (Benfica), Fábio Silva (Wolverhampton/Anderlecht), Henrique Araújo (Benfica), Paulo Bernardo (Benfica), Rodrigo Ribeiro (Sporting), Tiago Tomás (Sporting/Estugarda) e Joelson Fernandes (Sporting).

O troféu Golden Boy do ano passado foi vencido por Pedri, médio criativo do Barcelona.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “O FC Porto quer estar no centro das discussões que marcarão o futuro”

André Villas-Boas marcou presença na 18.ª Conferência do Conselho da Europa dos Ministros do Desporto, evento que decorreu na Alfândega do Porto e em que participaram governantes de 50 países, 40 representantes nacionais e 50 jovens dirigentes de cada estado-membro da União Europeia. Durante o discurso, o presidente de “um clube eclético, com várias modalidades, que diariamente movimenta milhares de pessoas e atletas” declarou que “o desporto tem que ser pensado, discutido porque não pode perder a sua capacidade de ser uma das raízes-força de evolução do individuo e das sociedades”, pelo que “urge a ação e não o silêncio” e o FC Porto quer “fazer mais, ir às raízes e educar”. Disso são exemplos o Portal da Transparência e as ações de formação em match-fixing, em psicologia e sustentabilidade, em ética desportiva e na gestão das redes sociais que têm vindo a público nas últimas semanas.

André Villas-Boas: “Os adeptos do FC Porto sempre foram muito exigentes”

“O FC Porto é um clube que não quer estar três anos sem ganhar o campeonato, passaram-se duas épocas” e “a exigência regressou em força”, por isso é que “os adeptos sentem essa ansiedade e têm-na demonstrado” no Dragão. Em declarações aos jornalistas à margem da Conferência do Conselho da Europa dos Ministros do Desporto, o presidente do FC Porto lembrou que “os adeptos são soberanos e assobiam quando têm de assobiar”, um fenómeno que “tem a ver com uma reeducação, com uma nova forma de estar” nas bancadas e com a qual “os jogadores já estão a pedir que se pare”.

FC Porto (Formação): Oito atletas assinam contrato profissional

Os defesas Martim Chelmik e Salvador Gomes, os médios João Abreu, Francisco Fernandes e Tiago Silva, e os avançados Tomás Peixoto, Vasco Sousa e Mateus Mide assinaram o primeiro contrato profissional com o FC Porto, mantendo-se assim vinculados ao clube.