Bispo do Porto não se lembra “minimamente” da denúncia de abuso sexual há 18 anos

Bispo do Porto não se lembra “minimamente” da denúncia de abuso sexual há 18 anos
| País
Porto Canal

“Não me consigo recordar minimamente de nada parecido com essa denúncia”, garante o atual bispo do Porto, Manuel Linda.

Foi através de comunicado enviado às redações que, Manuel Linda, Bispo do Porto, garantiu não “recordar minimamente nada parecido com esta denuncia”.

A posição do Bispo do Porto surge depois de uma antiga aluna de Manuel Linda o acusar de falta de atenção, quando, lhe confessou um relacionamento com o padre Heitor Nunes, pároco de Nogueira na altura e de quem terá sofrido abusos sexuais aos 12 anos de idade.

A antiga aluna contou ao Correio da Manhã que, quando tinha 13 ou 14 anos abordou o professor Manuel Linda, à saída de uma aula, e o acompanhou até à porta do Seminário. "Ali, contei-lhe que, mesmo sendo menor, tinha um envolvimento com o padre Heitor. Ele disse que a culpa era minha. Que eu é que andava a atrás dele", revelou a mulher.

Um caso que, agora, o Bispo do Porto considera “muito doloroso” e deixa claro que “se alguma vez tivesse recebido alguma denúncia, teria reportado imediatamente ao meu Bispo”.

Em Vila Real, Manuel Linda era professor de Educação Moral e Religiosa, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

 

Envolto em polémica


Há umas semanas, mais precisamente a 2 de outubro, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, defendeu que os abusos sexuais na Igreja não são "um crime público", e por isso, rejeitou qualquer obrigação de ter alertado as autoridades no passado.

De acordo com Manuel Linda, a Igreja está "interessadíssima em purificar de vez esta realidade que, de facto, há 20 ou 30 anos não imaginávamos que pudesse acontecer e que, afinal, até aconteceu" afirmou à CNN Portugal.

Segundo o bispo, "se há notícias de encobrimento, é preciso chamar à responsabilidade", alertando para o facto de a diocese não poder "julgar o passado com os critérios de hoje": "Não podiam atuar porque não havia fundamento real. Hoje, algumas coisas já sabemos que foram verdade."

Mais recentemente o Bispo do Porto, Manuel Linda, publicou uma mensagem na internet que rapidamente se espalhou.

Numa mensagem publicada no site da Diocese do Porto, o Bispo Manuel Linda criticou o apego dos seres humanos a animais de estimação, que caracteriza como um comportamento “típico das sociedades decadentes”.

O responsável pela Igreja Católica no distrito do Porto partilhou o texto na sua conta de Twitter, onde escreve que “todos os contactos e relacionamentos criam especiais laços de amizade”, mas que são “os laços de sangue entre pais e filhos” que possuem mais força.

 

A mensagem termina com a frase: “desgraça de quem troca a humanidade pela animalidade”.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.