Universidade do Porto revela tesouro escondido da pintora Aurélia de Souza

Universidade do Porto revela tesouro escondido da pintora Aurélia de Souza
| Porto
Porto Canal

Há mais de 80 anos que cerca de 70 aguarelas inéditas da artista portuense estavam “perdidas” num conjunto de envelopes que foram doados à Universidade do Porto em 1920. Só em 2019 é que a instituição identificou estas peças de arte como sendo da pintora Aurélia de Sou

Rita Gaspar, curadora do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, revela que não queria acreditar que tantas aguarelas da artista, elaboradas por encomenda no final do século XIX para a revista Portugália, estavam entre o espólio da publicação.

“O nosso objetivo é, evidentemente, proporcionar o acesso à comunidade com esta exposição que está inserida na evocação do centenário da morte de Aurélia de Souza”, revela Rita Gaspar.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As ilustrações, que representam peças de olaria, foram agora resgatadas do vasto arquivo da Universidade do Porto e já podem ser contempladas na Casa Comum da Reitoria da instituição. No espaço estão ainda mais de 25 exemplares do figurado de Barcelos, também fruto de doações à universidade, na maioria, da valiosa coleção do arquiteto da cidade Invicta, Alexandre Alves Costa.

Segundo a curadora do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, “para a instituição o valor (destas peças de arte) é efetivamente artístico e científico, sendo incalculável sempre”.

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.