Câmara do Porto quer travar alojamento local no centro histórico e no Bonfim

| Porto
Porto Canal

A proposta da autarquia vai ser apresentada em reunião de Camara que, excecionalmente, vai realizar-se esta sexta-feira, ás 15h00. A autarquia remeteu mais esclarecimentos sobre o assunto para depois da Assembleia Municipal.

A proposta centra-se na suspensão das autorizações de novos registos de estabelecimentos locais no centro histórico e no Bonfim. Se a proposta for aprovada, a medida terá efeitos imediatos e irá prevalecer durante, pelo menos, seis meses.

Na proposta enviada ao Porto Canal, pode ler-se que a autarquia está preocupada com a tendência de crescimento do turismo na cidade que reflete “de forma direta, em atividades económicas como o alojamento turístico, restauração, comércio, serviços, cultura e eventos”. O município considera assim que é o momento de implementar áreas de contenção ao crescimento do alojamento, “pretendendo-se, num futuro próximo, aprovar um Regulamento Municipal para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local”.

Assim, o objetivo da proposta que irá ser apresentada passa por garantir “um crescimento sustentável do alojamento local” assim como “a excelência de toda a atividade turística”.

Atualmente, são 9.200 os estabelecimentos de alojamento local registados no Porto, de acordo com o Registo Nacional do Turismo de Portugal. Em conjunto, o centro histórico e o Bonfim representam 86,99% da oferta.

Em 2022 e até 31de agosto foram registados 1136 alojamentos locais.

 

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Música, videomapping e fogo de artifício marcam as primeiras horas do 25 de Abril no Porto

Na noite desta quarta-feira, milhares de portuenses quiseram celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974 no centro da cidade do Porto.

As comemorações do 25 de abril de 1974 no Porto. Confira os horários e locais

O centro da cidade do Porto vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.