Risco de incumprimento de pensões de alimentos aumenta em 2023

Risco de incumprimento de pensões de alimentos aumenta em 2023
| País
Porto Canal

A pensão paga por pais que não têm a guarda dos filhos vai aumentar em 2023 face à inflação prevista. É esperado um aumento de 7% ao valor atual.

Em Portugal não há uma lei que defina valores gerais de atualização das pensões. Aliás, se não estiver acordado judicialmente a atualização de aumento, o progenitor não é obrigado a pagar mais de pensão de alimentos.

Com risco mais elevado de incumprimento de pensões face à previsão da inflação, a Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos acredita que a atualização de valor esteja sujeita a alterações. A associação afirma que o valor tem que ser analisado consoante as circunstâncias de cada um.

“Vai significar um aumento real dos encargos com as pensões, pois o aumento dos salários não vai acompanhar. Vamos estar perante mais um aumento de custos no orçamento familiar a par de todos outros.”, afirmou Ricardo Simões, presidente da associação, ao Porto Canal.

A APIFDF relembrou que sobre a pensão de alimentos é tributado 20% no IRS no familiar que tem a guarda da criança.

A associação propõe ao Governo o fim desta tributação para que não seja necessário haver um aumento no pagamento das pensões por parte do outro parente. “A APIPDF sugere propostas a integrar no Orçamento de Estado para 2022 (…) destacando a não tributação da pensão de alimentos devido a menores, por se considerar que o valor acordado ou sentenciado tem por base as necessidades básicas da criança, deixando de fazer sentido que a Autoridade Tributaria venha a entender minorar esse valor em 20% (tributação autónoma)".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.