"O bardamerda do Seixas da Costa": do tiro a um camarada do Exército ao escândalo do Tua - as polémicas de um delfim do regime

"O bardamerda do Seixas da Costa": do tiro a um camarada do Exército ao escândalo do Tua - as polémicas de um delfim do regime
| País
Porto Canal

Francisco Seixas da Costa foi condenado esta segunda-feira por difamar Sérgio Conceição. O antigo embaixador referiu-se ao técnico portista como “javardo”, na rede social Twitter, a 31 de março de 2019. Esta é apenas a última de muitas polémicas que envolveram Seixas da Costa.

Em 2000, o jornal “O Crime” revelava que o então Secretário de Estado dos Assuntos Europeus tinha dado um tiro num jornalista, logo após o 25 de Abril, em 1975. Vinte e cinco anos depois, Simões Ilharco, a vítima "acidental" de Seixas da Costa, na altura camaradas militares, ainda tinha a bala alojada no corpo.

Porto Canal

Em entrevista recente ao jornal i, Ilharco fez o relato do incidente: “Estávamos na tropa, Seixas da Costa encostou-me a arma à barriga e disse assim: ‘E se eu te desse um tiro?’. E disparou. Depois disse que foi sem querer, que não sabia que a arma estava carregada. É a vida. Mas sobrevivi. Até costumo dizer na brincadeira que quem leva um tiro à queima-roupa na barriga e sobrevive fica vacinado para tudo!”

Logo um ano após o episódio do tiro, Seixas da Costa terá tentado proibir um comício do PCTP-MRPP, em Vila Real. Quem o garante é o líder histórico do partido, Arnaldo Matos, num texto publicado em janeiro de 2018, um ano antes da sua morte, e com o tom provocador que o caracterizava: “Seixas, meu bocado de merda, tu próprio tentaste perturbar um comício meu em Vila Real, na tua terra natal, em 1976, e aí fugiste de levar um enxerto de porrada monumental, tu e os teus amiguinhos fascistas e social-fascistas da bela cidade do heróico Carvalho Araújo.”

“Seixas da Costa pensa que eu sou igual a ele, que nunca prestou contas dos dinheiros do Estado que gastou com desplante no Brasil, em Paris e noutras partes por onde passeou a sua farpela de diplomata de pacotilha. E nem sequer se acha no dever de explicar por que razão o Programa Governo Sombra me deve perguntar, a mim, pelos dinheiros do Partido, e já não deve perguntar a mais ninguém pelo dinheiro de outros partidos, designadamente aos dirigente e militantes dos partidos do Seixas da Costa, pelos dinheiros dos muitos partidos por onde já chafurdou o porco do Seixas da Costa”, atirou, na altura, Arnaldo Matos.

Depois de passar por Noruega, Angola e Reino Unido, o agora embaixador aposentado liderou os corpos diplomáticos de Portugal nas Nações Unidas, na OSCE, no Brasil, em França e na UNESCO.

Foi precisamente a sua prestação enquanto embaixador de Portugal na UNESCO que levou Paulo de Morais a proferir as acusações mais graves, até ao momento. Segundo o ativista anti-corrupção, antigo dirigente da Associação Transparência e Integridade e da Frente Cívica, Seixas da Costa terá, enquanto embaixador, intercedido para facilitar o licenciamento da barragem do Tua, em pleno Alto Douro Vinhateiro. A aprovação do organismo internacional de que a obra carecia, por estar localizada em paisagem protegida, era do interesse da EDP, promotora do projeto, e da Mota-Engil, construtora da estrutura. Anos mais tarde, já depois de abandonar a carreira diplomática, Seixas da Costa viria a ocupar o lugar de administrador não executivo nas duas empresas.

Além da EDP e da Mota-Engil, Seixas da Costa tem ou teve assento noutros conselhos de administração ou órgãos de decisão de empresas públicas e privadas, como a RTP e a Jerónimo Martins. João Quadros chamou-o, em tempos, “verme da maçonaria.” É-lhe frequentemente imputada a prática de lobbying, percepção que sai reforçada pelas ligações ao Partido Socialista e pela proximidade aos sucessivos governos. As suas ligações políticas, partidárias e empresariais fazem dele um delfim do regime.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.