Idosa coberta de formigas e com ferida aberta em lar de Loulé

Idosa coberta de formigas e com ferida aberta em lar de Loulé
Jornal de Notícias
| País
Porto Canal

Um vídeo a circular nas redes sociais dá conta de uma idosa, utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, em Loulé, deitada numa cama com graves sinais de negligência. As imagens captadas no interior do lar, permitem perceber que a utente está acordada, com uma ferida aberta e o corpo coberto de formigas.

O utilizador que publicou o vídeo na Internet refere que a idosa estava amarrada à cama e que a instituição tinha já sido exposta em diversas queixas pelo filho da mulher.

A Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime já reagiu ao sucedido numa publicação feita no Facebook, esta quarta-feira. "A mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, tendo tomado conhecimento do vídeo partilhado (...) determinou a instauração de um inquérito de natureza disciplinar para apurar quem é (são) o(s) responsável(is)por esta situação inadmissível e será implacável (...) na punição", refere a SCM de Boliqueime no comunicado. 

Ainda no comunicado, a instituição adianta que já foi apresentada uma queixa-crime contra a pessoa que filmou e divulgou o vídeo nas redes sociais. 

Os casos de negligência em lares não são novidade em Portugal

O Lar do Comércio, em Matosinhos, deu que falar em 2020 devido às inúmeras denúncias de que foi alvo. 

No mesmo ano, em Valpaços, Jorge Araújo foi mais um rosto no caso dos maus tratos a idosos no lar da Misericórdia. 

+ notícias: País

Governo autoriza IP a relançar concurso da segunda fase da alta velocidade

O Governo autorizou a Infraestruturas de Portugal a relançar o concurso de concessão do troço Oiã-Soure da linha de alta velocidade Porto-Lisboa, assumindo encargos até 1,6 mil milhões de euros e mais 600 milhões para projetos, expropriações e fiscalização.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.