Bebé internado no São João com lesões cerebrais graves. Segundo caso em dois meses

| Porto
Porto Canal

Um bebé de seis meses está internado no hospital de S. João, no Porto, com lesões cerebrais graves. As primeiras suspeitas de que tenha sido vítima do síndrome do abanão surgiram no Centro Materno Infantil do Norte. Este é o segundo caso em apenas dois meses.

O bebé chegou ao hospital em Julho passado. Os pais são os principais suspeitos, mas o Porto Canal sabe que ainda não há suspeitos neste processo que está a ser investigado pela Polícia Judiciária do Porto.

Os resultados dos exames médico-legais feitos ao menino são compatíveis com o facto de ter sido abanado violentamente e mostram inclusivamente ferimentos antigos que já cicatrizaram, não só ao nível do crânio.

Há um mês, o Porto Canal também noticiou em primeira mão o caso de um menino de 4 meses, com graves lesões: primeiro deu entrada no hospital de Chaves, mas teve de ser transferido para o hospital S. João, no Porto, onde esteve mais de um mês em coma e com prognóstico reservado. Os exames também confirmam as fortes suspeitas, de tal forma que quando foi transferido de novo para o hospital de chaves, por ter melhorado e já não precisar de cuidados diferenciados, os pais do menino foram proibidos de visitar o bebé. São, também neste caso, os principais suspeitos. O menino passou a ter estatuto de vítima especialmente vulnerável.

Os progenitores e restantes familiares, que vivem em Chaves, recusam agora explicar o que aconteceu. O bebé terá já tido alta do hospital e estará entregue a uma instituição. Neste caso, os inspetores da PJ de Vila Real debatem-se agora com a difícil tarefa de apurar quem abanou o menino, quem lhe provocou lesões cerebrais graves que, no mínimo, podem valer a acusação de um crime de maus tratos, punível com pena de prisão entre um e cinco anos.

+ notícias: Porto

Time Out Market abre a 3 de maio no Porto

O Time Out Market abre as portas à cidade do Porto a três de maio. O espaço vai nascer numa das zonas mais emblemáticas da Invicta, num conceito que promete enaltecer o talento gastronómico e cultural portuense.

"Era bom se em vez de darem likes, as pessoas fossem fazer compras à mercearia do Bolhão”

Mantém-se a onda de críticas e discussão sobre o encerramento da Mercearia do Bolhão, uma notícia avançada em primeira mão pelo Porto Canal, e o tema também foi debatido pelo executivo municipal do Porto em reunião municipal, esta segunda-feira. O vereador da Economia da autarquia, Ricardo Valente, teceu duras críticas ao proprietário do estabelecimento.

Construção do Feiródromo de Campanhã só recebeu propostas pelo dobro do preço estipulado

O Feiródromo de Campanhã poderá ter de esperar um pouco mais para sair do papel e começar a ser construído. A estrutura foi apresentada pela primeira vez há um ano e estimava-se que pudesse ser inaugurada em abril deste ano. Contudo, o processo atrasou e a autarquia apontou uma nova data para a conclusão: o último trimestre de 2024. Mas o prazo é incerto, uma vez que todas as propostas apresentadas ao concurso superam o preço-base da empreitada. A candidatura mais baixa corresponde a quase o dobro do valor base da obra.