Estaleiros: PCP quer deixar claro "pesada responsabilidade" dos vários Governos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 7 jul (Lusa) - O PCP entregou hoje cerca de 70 propostas de alteração ao relatório da comissão de inquérito aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) visando deixar claro a "pesada responsabilidade" dos Governos e administrações no desmantelamento da empresa.

"Nestas propostas, baseadas em factos objetivos e em informações recolhidas ao longo do inquérito, queremos deixar registada a pesada responsabilidade dos governos e das sucessivas administrações dos ENVC por eles nomeadas no processo que conduziu ao desmantelamento da empresa", afirmou a deputada Carla Cruz, em conferência de imprensa.

Entre as conclusões que vai propor, o PCP destacou que "resultou claramente dos trabalhos" da comissão o "peso que a decisão de cancelamento das encomendas para a Marinha, o arrastamento sem execução dos navios asfalteiros para a Venezuela e o inacreditável processo dos navios Atlântida e Anticiclone tiveram como motivos justificadores da decisão final de encerramento".

Para Carla Cruz, o relatório proposto pela deputada do PSD Ângela Guerra apresenta "conclusões parciais" e refletem a "visão governamentalizada dos acontecimentos que rodearam a decisão de liquidar" os ENVC, "branqueiam a atuação do Governo PSD/CDS-PP" e "assumem o claro propósito de proteger o desempenho do ministro da Defesa Nacional [José Pedro Aguiar-Branco] neste processo".

A comissão de inquérito que visou o apuramento das responsabilidades sobre o processo que levou à subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC reúne-se na terça-feira para discutir e votar o relatório e propostas de alteração.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.