Obstetrícia do Hospital S. João sem especialistas, acusa Sindicato

| Porto
Porto Canal

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou esta terça-feira que não se encontram preenchidos os requisitos mínimos definidos para as escalas de urgência.

Em causa está a violação das regras definidas pelo Colégio de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos, que define um mínimo de quatro especialistas em presença física na escala da urgência.

Só este mês, de acordo com o sindicato, existem mais de 20 irregularidades, maioritariamente pelo recurso abusivo a médicos internos, com formação insuficiente, para completar as escalas de serviço.

O S. João, enquanto hospital de apoio perinatal diferenciado, realiza 1500 a 2500 partos anuais, o que obriga à presença de quatro especialistas na escala de urgência. Segundo regras definidas pela Ordem dos Médicos, o quarto especialista pode ser substituído por um interno da especialidade do 2.º ao 6.º ano e o terceiro pode ser substituído, a título excecional, por um interno do 5.º ou 6.º ano.

Em declarações ao Porto Canal, Hugo Cadavez, secretário regional do SIM, alerta para uma situação que já tem vindo a tornar-se recorrente, reforçando que não compete ao chefe de equipa de serviço definir a composição da mesma, uma responsabilidade do colégio de especialidade. De acordo com o médico, a escala de setembro conta com a nota "Uma vez que algumas das equipas têm internos de 4º ano como terceiro elemento e de 1º ano como quarto elemento, haverá um especialista que poderá dar apoio caso o chefe de equipa ache necessário.".

De acordo com Hugo Cadavez, o especialista referido "está alocado a outras funções no mesmo horário, nomeadamente consultas ou cirurgias. Como é compreensível, não é possível desempenhar as duas funções ao mesmo tempo. Ou seja, não pode estar no serviço de urgência a atender casos urgentes e, ao mesmo tempo, na consulta externa a fazer consultas aos utentes com consulta marcada."

O bastonário Miguel Guimarães, em declarações ao Jornal de Notícias, reconheceu que a situação é "grave", colocando em causa a qualidade e segurança clínica, tendo já pedido esclarecimentos à diretora do serviço de Obstetrícia.

Fonte oficial do Hospital São João reagiu às questões do Porto Canal, garantindo que “está assegurada a presença dos médicos especialistas tal como definido pelas recomendações do Colégio da especialidade da Ordem dos Médicos”, acrescentado que “a equipa médica garante resposta às utentes com total segurança, havendo possibilidade de mobilizar outros especialistas, sempre que necessário, assegurando o acesso e a qualidade.”

+ notícias: Porto

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

“Capitalismo selvagem toma conta de tudo”. Abafada por grandes superfícies comerciais, mercearia histórica do Porto vai fechar

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançado na manhã desta sexta-feira em exclusivo pelo Porto Canal. O proprietário do negócio é também o proprietário do prédio inteiro, na Rua Formosa. A decisão foi sua, mas a dificuldade nas contas pesou na decisão final. Alberto Rodrigues, para quem “o capitalismo selvagem toma conta de tudo”, lamenta que as grandes superfícies agora possam “abrir onde quiserem e abafar este, abafar aquele”.

PSP registou 244 atropelamentos em 4034 acidentes no Porto em 2023

A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto registou 244 atropelamentos no concelho em 2023, num total de 4.034 acidentes aos quais foi chamada a intervir, de acordo com dados adiantados à agência Lusa.