Câmara de São Brás de Alportel quer regime de excepção para contratação de pessoal

| País
Porto Canal / Agências

Loulé, 04 jul (Lusa) -- O presidente da Câmara de São Brás de Alportel entregou hoje ao ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional um pedido de regime excecional de contratação para poder reforçar o quadro de pessoal de vários serviços camarários daquele concelho algarvio.

"Estamos com muita dificuldade para conseguir prestar o serviço que gostaríamos e que por lei temos de prestar à nossa população porque temos uma grande carência de funcionários operacionais em áreas como a recolha de resíduos, saneamento básico e serviço de águas", explicou à agência Lusa o autarca de São Brás de Alportel.

Vitor Guerreiro contou que quando um funcionário do serviço de recolha de resíduos entra de baixa médica o camião de recolha não pode funcionar e o município tem de contratar uma empresa privada, situação que disse ser mais dispendiosa.

O impedimento surge através da Lei n.º3-B/2010, Lei de Orçamento do Estado para 2010 para a limitação de recrutamento de pessoal nos serviços públicos.

O pedido não é de agora, Vítor Guerreiro contou que o problema já era sentido no início deste mandato autárquico, altura em que em reunião com o secretário de Estado das Autarquias Locais recebeu a promessa de que o Governo iria ponderar um regime de exceção para as autarquias que têm capacidade financeira.

Vitor Guerreiro disse não ter recebido até hoje resposta ao pedido e que, desde então, já se reformaram mais alguns funcionários, tendo o município falta de 12 funcionários.

"Acaba por ser caricato, nós sermos limitados nas despesas com pessoal e não podermos aumentar o número de funcionários como se não soubéssemos gerir a nossa casa(...) mas se quiséssemos gastar dinheiro em atividades culturais, artistas e festas por lei podíamos fazê-lo", comentou frisando que a autarquia não tem dívidas e tem os pagamentos em dia.

Para colmatar a falta de funcionários a autarquia tem recorrido a pessoas inscritas no Instituto de Emprego e Formação Profissional através dos contratos Emprego-Inserção.

Vitor Guerreiro considera que esta solução não é adequada até porque esses funcionários têm direito a um dia para procurar trabalho e se arranjarem colocação vão embora deixando os serviços da câmara quando finalmente já estavam inteirados dos procedimentos.

SCYS // ZO

Lusa/fim.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.