Trabalhadores da STCP contestam não terem sido ouvidos no processo de concessão

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 03 jul (Lusa) -- A Comissão de Trabalhadores (CT) da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) contestou hoje não ter sido "tida nem achada" no processo de concessão da empresa, acusando a administração de "omitir deliberadamente" informação.

Em comunicado enviado à Lusa, a CT adianta que a informação de que dispõe sobre o processo de concessão da STCP "é apenas a que é vertida" pelos órgãos de comunicação social, criticando não ter sido "tida nem achada neste processo em arrepio ao Código do Trabalho".

Repudiando a forma como o conselho de administração da STCP lhe "omite deliberadamente informação quanto à forma como irá proceder relativamente à concessão" da empresa, a CT critica ainda os autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP), considerando que manifestaram "evidente desinteresse" quanto ao futuro dos transportes do Porto.

"Denotamos uma envolvência ativa dos concelhos abrangidos pela operacionalidade do Metro de Lisboa e da Carris no assunto das empresas de transporte, contrariamente ao que acontece com os concelhos da AMP que se alhearam por completo desta matéria", sublinha a CT.

Os trabalhadores criticam ainda a tutela por ter "dois pesos e duas medidas".

"A ter como verdadeira a informação que foi transmitida pela tutela, a concessão será apenas, pelo menos para já, da STCP e da Metro do Porto, deixando de fora as empresas congéneres" de Lisboa, sustenta.

O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse na quarta-feira que o Governo vai abrir o concurso para a concessão dos transportes do Porto "já em julho", seguindo-se depois o concurso para as empresas de Lisboa.

"Depois de várias consultas, iremos abrir concursos para as concessões de transportes no Porto já no mês de julho, será aberto ainda antes do verão. E a seguir será a Área Metropolitana de Lisboa, de forma a termos até ao final do ano estes 'dossiers' concluídos", disse António Pires de Lima.

O ministro da Economia, que foi ouvido na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, afirmava desta forma que o lançamento dos processos de concessão da operação do Metro do Porto e da STCP avançará ainda antes dos processos relativos à Carris e ao Metropolitano de Lisboa.

JAP (JMG) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.