Desaconselhados banhos na praia de Vila Praia de Âncora em Caminha

Desaconselhados banhos na praia de Vila Praia de Âncora em Caminha
| Norte
Porto Canal / Agências

Os banhos na praia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, no distrito de Viana do Castelo, está desaconselhada a partir de hoje, revelou o município, tendo sido içada a bandeira vermelha.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia adiantou ter sido informada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de que “os resultados provisórios obtidos numa colheita de água efetuada na água balnear de Vila Praia de Âncora apresentam indícios de contaminação microbiológica que obrigam ao desaconselhamento temporário” da ida a banhos.

“O aviso de desaconselhamento foi emitido hoje e vigorará até que seja comprovada que a água balnear em questão apresenta, novamente, a qualidade que se lhe reconhece”, sustenta o município.

A autarquia acrescentou que, “em articulação com a capitania do porto de Caminha, deu já instruções aos concessionários da praia de Vila Praia de Âncora para içarem a bandeira vermelha e afixarem, nos painéis de praia, o aviso de banhos desaconselhados”.

Na manhã quinta-feira, “a APA irá efetuar novas colheitas que servirão para contra-análise, esperando-se que os seus resultados, que serão conhecidos na manhã de sábado, possam permitir o levantamento deste condicionalismo e o regresso à prática balnear normal”.

Em julho, a mesma medida foi tomada, durante três dias, na praia de Moledo, também no concelho de Caminha.

Em comunicado emitido na altura, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) explicou que a ida a banhos foi desaconselhada depois da análise à qualidade da água, efetuada pela APA, ter revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência.

+ notícias: Norte

PCP apresenta proposta para priorizar uso de aguardentes vínicas do Douro

O PCP apresentou, na quarta-feira, na Assembleia da República, um projeto de resolução que visa mitigar a acumulação de ‘stocks’ e valorizar o vinho do Porto, priorizando o uso de aguardentes vínicas do Douro.

Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos

O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.

Incêndio habitacional faz sete desalojados em Penafiel

Um incêndio numa habitação em Paço de Sousa, concelho de Penafiel, fez sete desalojados, sem provocar feridos, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.