Cerca de 80 concelhos do interior Norte e Centro em risco máximo de incêndio

Cerca de 80 concelhos do interior Norte e Centro em risco máximo de incêndio
| País
Porto Canal / Agências

Cerca de 80 concelhos do interior Norte e Centro do País estão esta quinta-feira em perigo máximo de incêndio segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão em risco máximo de incêndio quase 80 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Braga, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Portalegre e três concelhos do distrito de Faro (Loulé, São Brás de Alportel e Tavira).

Em risco muito elevado de incêndio estão cerca de 50 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro e em risco elevado mais de 60 municípios de Norte a Sul do país, muitos deles no litoral.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta quinta-feira vento mais intenso na faixa costeira ocidental e céu pouco nublado ou limpo, embora com nebulosidade no litoral oeste, em especial até ao meio da manhã.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (Beja e Viseu) e os 21.º (Faro) e as máximas entre os 24.º (Sagres e Aveiro) e os 37.º (Bragança).

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

PSP e GNR vão fiscalizar uso do telemóvel na condução

A PSP e a GNR vão estar nos próximos oito dias na estrada a alertar os condutores para os riscos do uso do telemóvel a conduzir, numa operação de fiscalização e sensibilização, foi esta segunda-feira anunciado.