Bolsa de Lisboa contraria Europa e cai 0,81%

| Economia
Porto Canal / Agências

A bolsa de Lisboa fechou hoje em baixa, com o índice PSI a perder 0,81% para 6.030,10 pontos, ao contrário das principais praças europeias.

Das 15 cotadas que integram este índice, 11 desceram e quatro subiram. A EDP Renováveis ficou no topo das descidas, recuando 3,27% para 24,86 euros.

A Corticeira Amorim liderou as subidas (1,93% para 10,56 euros), um dia após ter divulgado que os seus lucros subiram 20,6% nos primeiros seis meses do ano face a igual período de 2021 e atingiram 48 milhões de euros.

As principais bolsas europeias fecharam a sessão com ganhos. Frankfurt avançou 1,03%, Milão 1%, Paris 0,97%, Madrid 0,56% e Londres 0,49%.

+ notícias: Economia

Viticultores do Douro acreditam que a colheita deste ano vai ficar mais abaixo da anterior

A seca enfraqueceu a qualidade das uvas e com isso os viticultores do Douro acreditam que a colheita deste ano vai ficar mais abaixo do que a do ano passado. No entanto, em forma de combate, surgiu uma aplicação capaz de ajudar na produção de vinho e até na previsão das alterações do clima, com capacidade de mediação em tempo real e também futura.

Descida no preço dos combustíveis atinge valores antes da guerra

Esta segunda-feira ficou marcada pela descida no preço dos combustíveis, cuja redução atingiu valores antes da guerra. A gasolina teve uma descida de 10 cêntimos por litro e o gasóleo desceu cerca de nove cêntimos por litro.

Seca e guerra ameaçam explorações pecuárias. Medidas anunciadas pelo Governo não vão conseguir travar futura crise 

Atualmente a seca e a guerra estão a ameaçar diversas explorações pecuárias causando uma situação dramática. Os profissionais do setor e alguns agricultores disseram que as medidas anunciadas pelo Governo não vão conseguir travar uma futura crise nos produtos alimentares mais básicos.