Grande reportagem. Sem cadastro - O território para lá dos incêndios

| País
Maria Abrantes

A carta de perigosidade de incêndio rural, entretanto suspensa até 31 de março, foi adiada para 31 de dezembro de 2024. A contestação não é nova, mas acabou por ganhar mais força com a aproximação do fim da suspensão do documento.

Foram vários os autarcas que se insurgiram contra a carta de perigosidade, especialmente os do interior do país, que consideravam a carta totalmente irrealista, com a aplicação de medidas de prevenção e várias restrições, sempre que o boletim meteorológico registar condições favoráveis à progressão de incêndios.

O documento, que define as zonas mais críticas, passou igualmente a dizer que as autarquias devem “substituir-se aos proprietários” na limpeza das faixas de gestão de combustível.

O tema não passou ao lado da Grande Reportagem “Sem Cadastro – O território para lá dos incêndios” que, já em 2022, dava nota dos 60 mil hectares de floresta que arderam até ao mês de agosto e da falta de políticas de ordenamento do território, essenciais para a prevenção e proteção das florestas, a nível nacional.

No dia internacional das florestas, que se celebra a 21 de março, recordamos a reportagem que investiga o que foi feito e, especialmente, o que falta fazer para evitar cenários semelhantes aos grandes incêndios, por exemplo, de 2017.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).