Floresta ao abandono. 20% de área sem cadastro

Floresta ao abandono. 20% de área sem cadastro
| País
Porto Canal

Cerca de 20% das áreas florestais portuguesas não têm dono ou não se conhece o proprietário, mas a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirma que a lei do cadastro deve ser aprovada em breve.

A situação foi alertada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) num estudo feito sobre aos fogos florestais no contexto das alterações climáticas apresentado na passada quinta-feira na 8ª conferência internacional de incêndios florestais. De acordo com o Jornal de Notícias, essa falta de registo pode originar limitações na eficácia das medidas para reduzir o risco de incêndio extremo.

Ana Abrunhosa salientou que os balcões BUPi dos municípios já estão a trabalhar no registo das propriedades e garantiu que a lei do cadastro, que esteve e consulta pública deverá ser aprovada em breve, trazendo “alterações significativas” na simplificação do cadastro. Segundo o JN, o objetivo é que o país se encontre cadastrado até 2026.

A governante sublinha que após as alterações feitas após 2017 relativamente ao método de governação e à forma como se lidava com os fogos verificou-se uma diminuição da área ardida. Ana Abrunhosa relembra também que a prevenção, o combate e o pós-fogo exigem a coordenação “multinível” entre os diferentes setores do Governo.

Segundo o JN, a ministra afirma que a redução do risco de incêndio e assegurar a proteção das pessoas são passos fundamentais para a fixação de pessoas nas zonas rurais, tendo sido a prevenção um dos temas de destaque abordados na 8ªa conferência internacional de incêndios florestais.

 

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".