Eixo Atlântico pede paragem intermédia do comboio Porto/Vigo

| Economia
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 01 jul (Lusa) -- O novo comboio direto entre Vigo e Porto parou hoje durante alguns segundos em quatro estações, para escalas técnicas, mas o presidente do Eixo Atlântico acredita que "muito em breve" será possível uma paragem em Viana do Castelo.

"Posso garantir que a paragem em Viana do Castelo será uma realidade muito em breve", afirmou José Maria Costa, presidente do Eixo Atlântico e da Câmara de Viana do Castelo, durante a viagem inaugural do novo comboio "Celta", que liga diretamente Porto e Vigo, na Galiza, Espanha.

"Está-se a trabalhar para que num futuro bem próximo possa haver um desenvolvimento, para que este comboio seja sustentável, servindo mais cidades", explicou ainda.

Recordou que "há precisamente dois anos" estava em cima da mesa a eliminação desta ligação e que foi o Eixo Atlântico, entidade que defende os interesses das 34 maiores cidades do Norte de Portugal e da Galiza, "que se mobilizou" para o impedir.

Pelo facto de circular numa via única, o novo comboio direto entre Vigo e Porto, cuja viagem inaugural partiu hoje daquela cidade galega, faz paragens técnicas em Valença, Caminha, Viana do Castelo e Darque, para cruzamento de composições, sem permitir o embarque ou desembarque de passageiros.

Em todas estas estações estavam presentes vários elementos policiais, da GNR e da PSP.

Os ministros do Fomento de Espanha e da Economia de Portugal sublinharam hoje a importância do início das ligações ferroviárias diretas entre Vigo e Porto, que ambos inauguraram, para as relações entre as duas regiões.

"É uma boa notícia. É o primeiro passo do que será o futuro, é o avanço que podemos fazer neste momento", afirmou a ministra do Fomento, Ana Pastor, à partida do novo comboio, batizado de "Celta", da estação de Vigo.

A ministra espanhola sublinhou tratar-se de uma ligação que vai "facilitar" as viagens entre a Galiza e o norte de Portugal, através de um comboio direto "que une duas grandes cidades".

"Numa segunda fase vamos terminar a eletrificação da via para tornar o tempo mais curto", disse ainda Ana Pastor.

A partida da viagem inaugural do comboio direto aconteceu pelas 09:05 (hora local) desta segunda-feira, na estação galega de Vigo, para terminar cerca das 10:30 na estação de Campanhã, no Porto.

"Pensamos que este é um momento importante para as duas regiões. Bastante importante para dinamizarmos o turismo, o comércio e o investimento entre os dois países", afirmou, por seu turno, o ministro português da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, que também embarcou na estação de Vigo.

Com esta ligação direta, o tempo total de viagem entre as duas maiores cidades do norte de Portugal e da Galiza será reduzido das mais de três horas atuais, para duas horas e quinze minutos.

O preço por viagem será de menos de 15 euros para um percurso de 175 quilómetros.

As partidas diárias do novo serviço direto terão lugar, a partir de terça-feira, às 08:15 e 19:15, a partir da estação de Campanhã, no Porto, e às 09:02 e 19:54 (horas locais), de Vigo, Espanha.

Os dois governantes assumiram ainda o compromisso de avançar com a modernização da linha ferroviária "nos próximos anos", de forma a reduzir estes tempos de viagem.

Até agora, as quatro ligações diárias realizadas entre Porto e Vigo - duas em cada sentido - contavam com 14 paragens intermédias, (segundo informação disponível no portal da CP na internet).

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.