Milhões do BES Angola desviados para o Sporting

Milhões do BES Angola desviados para o Sporting
| País
Porto Canal

Observador revela conclusões do despacho de encerramento no caso de desvios de fundos do BESA. Ministério Pública acusa Álvaro Sobrinho, um dos acionistas de maior relevo na Sociedade leonina, de desviar 15 milhões de euros para o clube de Alvalade. 

O Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho, a respeito da investigação no caso BESA, de ter desviado 15 milhões de euros para a SAD do Sporting. De acordo com o que foi noticiado pelo Observador, que revelou ter tido acesso ao despacho de encerramento do inquérito, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) acusa o ex-presidente executivo do BES Angola de um total de 33 crimes, a par de Ricardo Salgado (ex-presidente executivo do BES), Amílcar Morais Pires (ex-administrador financeiro do BES), Hélder Bataglia (ex-administrador do BES Angola) e Rui Silveira (ex-administrador do BES), com alguns dos fundos utilizados no emblema leonino.

Recorde-se que Álvaro Sobrinho, um dos acionistas de maior relevo na sociedade leonina, encontra-se sob suspeita de ter investido na SAD do Sporting com dinheiro desviado do BES Angola (BESA), instituição que presidiu entre 2001 e 2012, através da Holdimo, conduzindo a suspeitas de lavagem de dinheiro.

A este respeito, no âmbito da investigação, a Polícia Judiciária chegou a realizar buscas nos escritórios da SAD do Sporting, em novembro de 2020, analisando igualmente o aumento de capital para quase 30% da fatia detida pela Holdimo nos leões. As buscas sobre suspeitas relativas a Sobrinho foram, na altura, justificadas em comunicado pela Direção do Sporting.

"A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD confirma a realização de buscas por parte da Polícia Judiciária às suas instalações. Em causa um alegado crime de branqueamento de capitais referente ao período de 2011 a 2014. A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD disponibiliza-se para colaborar com as autoridades para o esclarecimento de todo este processo. Congratulamo-nos ainda com o esforço do Ministério Público e das autoridades competentes em prol da verdade desportiva e da transparência, contribuindo para a dignificação do futebol português, neste e noutros processos", foi explicado.

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.