O ‘pedido de resgate’ do Sporting a Sobrinho. As mensagens por trás dos 15 milhões de euros para o “querido clube”

O ‘pedido de resgate’ do Sporting a Sobrinho. As mensagens por trás dos 15 milhões de euros para o “querido clube”
| País
Porto Canal

O ex-Presidente do BES Angola (BESA), Álvaro Sobrinho, é acusado pelo Ministério Público (MP) de ter desviado 15 milhões de euros da instituição bancária que dirigia para o Sporting Clube de Portugal. O dinheiro foi transacionado em 12 transferências bancárias, entre 2011 e 2012, por parte do BESA, numa altura em que o clube de Alvalade atravessava dificuldades financeiras.

Nos anos de 2011 e 2012, o Sporting Clube de Portugal (SCP) atravessava uma fase de turbulência económica e financeira, acompanhada de escassos resultados desportivos. Os problemas em conseguir crédito junto da banca comercial e a dificuldade acrescida para fazer face a despesas correntes, como pagar salários, e em contratar jogadores levaram a estrutura leonina a procurar alternativas.

Segundo a acusação do Ministério Público, no Caso BES Angola, Luís Godinho Lopes, à data Presidente dos “leões”, terá pedido ajuda a Álvaro Sobrinho, conhecido adepto do clube e então Presidente do BES Angola. O líder do clube de Alvalade contou com o contributo de José Maria Ricciardi, à data membro do conselho fiscal do Sporting e administrador do Banco Espírito Santo Investimento (BESI), como ponte na comunicação com o banqueiro luso-angolano.

No entender dos procuradores responsáveis pela investigação, as mensagens enviadas por Ricciardi revelam um pedido expresso “no sentido de dotar o clube dos fundos necessários à aquisição e pagamentos dos jogadores de futebol que se anteviam necessários à obtenção de resultados.”

A 6 de fevereiro de 2012, Ricciardi enviou um SMS para Sobrinho, referindo:

“Meu querido amigo, estou no Brasil, mas nunca mais tive notícias suas. Desculpe a insistência, mas não se esqueça do nosso querido clube. Um grande abraço. JMR.”

O contacto telefónico resultou num jantar entre os três protagonistas – Álvaro Sobrinho, Godinho Lopes e José Maria Ricciardi –, dias mais tarde, a 14 de fevereiro de 2012.

Um mês depois, a 6 de março, numa nova mensagem, Ricciardi mostrava-se bastante satisfeito com os progressos alcançados, em mensagem enviada ao banqueiro angolano:

"Sei das conclusões da sua reunião com o Presidente do nosso querido Clube e Bem-Haja! Acho que o Clube deve fazer ao meu amigo e à sua família uma Estátua junto ao Estádio de Alvalade! Reafirmo que serei pessoalmente o seu fiel depositário e da sua família pelo integral pagamento dos vossos investimentos, com o devido retorno. Muito obrigado e um Grande Abraço. José Maria”

Um dia mais tarde, perante a ausência de desenvolvimentos, o presidente do BESI voltava a contactar Sobrinho:

“Meu querido amigo, venho mais uma vez pedir-lhe para ver se consegue enviar o montante que combinou com o Presidente do nosso querido clube. Como combinou, este montante será pago com a emissão das Obrigações Convertíveis que estamos a tratar. Um grande abraço. JMR.”

No dia seguinte, o alarme em Alvalade subia de tom e a urgência em obter os milhões provenientes de Angola era bem visível num SMS enviado desta vez pelo próprio Presidente do clube, Luís Godinho, a Sobrinho.

“Olá Álvaro. É Luís Godinho Lopes. Eu tenho optado por enviar SMS e não deixar mensagem gravada, mas não tenho conseguido obter resposta sua e efetivamente já lhe tinha dito, quando estivemos a semana passada juntos, estou preocupado. Adorei a disponibilidade e a reunião que tivemos, mas como tinha falado de datas e não se estão a materializar, estou sinceramente bastante preocupado. Se puder dizer alguma coisa, agradeço por favor. Um abraço. Luís Godinho Lopes”

A posição demonstrada pelo então presidente leonino teve repercussões e o acordado entre ambas as partes acabaria por avançar, segundo conclui o Ministério Público. Ainda assim, o processamento da transferência suscitou algumas dúvidas. Segundo a acusação, “no dia 12.03.2012, Júlia Couchinho, funcionária da área de Operações do BESA, contactou telefonicamente Álvaro Sobrinho, com uma dúvida sobre o processamento de uma transferência que o mesmo lhe determinara que efetuasse “Dr. Álvaro, é só uma transferência, não é?” Porque aqui tem dois beneficiários. Tenho o Sporting e depois tem a Newbrook”.

Em resposta, Sobrinho esclareceu que seriam duas transferências:

“Uma é a Newbrook e a outra é do Sporting, esclareceu”.

Dois dias depois, 1 milhão de euros entrava nos cofres da SAD do Sporting.

Assim, ao todo, em 12 transferências entre 2011 e 2012 – muitas delas com a diferença temporal de uma semana, o Ministério Público afirma que detetou 15 milhões de euros transferidos para o Sporting que pertenciam à sucursal do BES em Angola e que terão sido ordenados por Álvaro Sobrinho.

 

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.