Direção-Geral de Saúde faz alerta de calor para dez distritos do continente

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 jul (Lusa) -- A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta de calor para hoje para 10 distritos do país devido às elevadas temperaturas, que podem ter efeitos nocivos na saúde.

A informação consta da página na Internet da Direção-Geral de Saúde e refere que os distritos em causa são Beja, Setúbal, Évora, Lisboa, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra e Braga.

A DGS alerta que a exposição ao calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, "pode produzir efeitos negativos na saúde humana".

Esses efeitos, avisa, manifestam-se "através do agravamento de doenças crónicas, principalmente na população idosa, e de doenças relacionadas com o calor, como as cãibras, esgotamento por calor e a situação mais grave os golpes de calor".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade a partir do meio da manhã no norte e no centro, com vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado (15 a 30 km/h) no litoral a partir da tarde.

A temperatura máxima deverá descer para 26 graus Celsius no Porto, 27º em Faro e 30º em Lisboa.

PMC // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.