Depressão: a principal causa de internamentos em Psiquiatria

Depressão: a principal causa de internamentos em Psiquiatria
| Norte
Porto Canal

Um em cada cinco doentes internados nos serviços de psiquiatria dos hospitais públicos sofrem de depressão. As conclusões são de um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, do CINTESIS e do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

De 2008 a 2015 mais de 19% dos internamentos em hospitais públicos foram atribuídos a perturbação depressiva, em episódios com duração superior a 24 horas. A duração dos internamentos rondou os 13 dias e é mais elevada nos casos de depressão major.

Cada episódio teve um valor estimado de cerca de 2.600 euros, sendo gastos ao todo 74,4 milhões de euros em apenas oito anos.

Quanto aos períodos com mais internamentos, Março foi o mês em que se registaram mais casos de hospitalização por depressão (9%) e dezembro, pelo contrário, o mês em que ocorreram menos internamentos (7%).

As mulheres constituíram a maioria dos doentes internados por depressão, uma vez que representam cerca de 70% de todos os episódios. Quanto à idade, os doentes tinham 51 anos, em média.

Os investigadores indicam também que 37% dos doentes internados com depressão apresentavam outras doenças do foro psiquiátrico, incluindo, por exemplo, perturbação de ansiedade, perturbação da personalidade e abuso de substâncias. “As hospitalizações surgem como um indicador importante do tratamento da depressão e estão frequentemente reservadas a doentes com formas graves da doença, nomeadamente perante uma crise suicidária, quando o contexto socio familiar não é considerado contentor, ou como uma última linha de tratamento”, explica Manuel Gonçalves Pinho, médico e investigador da FMUP.

De acordo com os autores, esta realidade vem “reforçar a necessidade de um maior investimento quer nos cuidados de saúde mental prestados aos doentes na comunidade, quer na disponibilização de apoio psicoterapêutico, reintegração social e implementação de novos tratamentos psicofarmacológicos, sendo que estas estratégias em conjunto poderão conduzir a uma diminuição do número de hospitalizações”.

O objetivo do estudo, publicado na revista científica Psychiatric Quarterly, foi o de analisar os internamentos por depressão em hospitais públicos, partindo de dados administrativos de todos os hospitais públicos de Portugal Continental.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.