“Via intermédia” pensada por Gaia, Porto e Gondomar retirará 30.000 carros por dia da VCI

“Via intermédia” pensada por Gaia, Porto e Gondomar retirará 30.000 carros por dia da VCI
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Gaia adiantou hoje que a concretização de uma “via intermédia”, que está a ser pensada com o Porto e Gondomar, retiraria da Via de Cintura Interna (VCI) 30.000 automóveis por dia.

“Esta solução retiraria 30.000 automóveis por dia de toda a VCI”, reafirmou Eduardo Vítor Rodrigues aos jornalistas no final da reunião pública do executivo municipal.

Atualmente, a sobrecarga de trânsito na VCI é enorme, salientou, acrescentando que a cadência de pesados é “absolutamente inacreditável”.

O autarca, juntamente com os homólogos do Porto e de Gondomar, espera apresentar ao Governo de António Costa, até ao final do ano, a proposta da “via intermédia”, que implica a construção de uma nova ponte.

Na sua opinião, a “via intermédia” é algo “absolutamente plausível”.

E vincou: “não é nenhuma nova autoestrada, nada disso, é cozer a malha urbana”.

Eduardo Vítor Rodrigues recordou que os municípios envolvidos estão em fase de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e que, o que não ficar contemplado, não se poderá fazer no futuro.

“Portanto, a nossa obrigação é lançar pontes e estratégias que possam ficar acauteladas nos instrumentos de planeamento”, frisou.

Os três objetivos fundamentais para melhorar o funcionamento de toda a VCI estão identificados: redução do número de veículos pesados, redução do número de acidentes com e sem vítimas e melhoria dos níveis de serviço da infraestrutura viária, concluiu.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.