Porto, Gaia e Gondomar: Municípios alinhados para nova via alternativa à VCI

| Norte
Porto Canal

Os municípios do Porto, de Gaia e de Gondomar querem avançar com a construção de uma via de ligação intermédia, entre a VCI e a A41 (CREP - Circular Regional Exterior do Porto). A medida pretende aliviar o constante tráfego existente na VCI, que não é resolvido pela CREP, que continua com portagens.

Dos três milhões e meio de viagens que se fazem todos os dias na Área Metropolitana do Porto (AMP), mais de dois milhões são feitas de carro. Os acessos à cidade do Porto, especialmente em hora de ponta, ficam bloqueados, com grande impacto na VCI, A44, A4, A3, A28 e nas pontes que ligam Porto e Gaia.

Agora surge uma janela de oportunidade e uma boa notícia para milhares de condutores: uma via alternativa à VCI.

A notícia foi avançada pelo presidente da Câmara do Porto, na reunião de Executivo desta segunda-feira. Rui Moreira explicou que se reuniu com os homólogos de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e de Gondomar, Marco Martins, para abordar a questão do caos na VCI e que, nesse âmbito, surgiu a possibilidade de ser construída uma nova via.

“Não sei como é que vamos continuar a conviver com a VCI com o trânsito que ela tem”, realçou Rui Moreira.

O investimento estimado é superior a 100 milhões de euros, e para ser realizado em 3 anos, e os autarcas esperam convencer o Governo a comparticipar uma estrada que poderia ser fundamental para a mobilidade da Área Metropolitana do Porto.
A nova solução seria entre Avintes, a A4 e Leixões.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.