Mais de 400 empresas portuguesas entraram em insolvência em maio, menos 25,6% do que em 2013

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jun (Lusa) -- Mais 405 empresas portuguesas entraram em insolvência em maio, menos 25,6% do que no mês homólogo, segundo dados do barómetro da Informa D&B divulgados hoje.

Em maio, 405 empresas portuguesas entraram em insolvência, menos 25,6%, e 826 empresas encerraram, menos 14,9% do que no mês homólogo, indicou hoje a Informa D&B.

Por outro lado, a criação de empresas aumentou 3,2% no mesmo período, ou seja, em maio nasceram mais 2.895 empresas.

O barómetro da Informa D&B indica ainda que a média de atraso de pagamento das empresas portuguesas a fornecedores foi de 32,6 dias no primeiro trimestre de 2014, mais do dobro da média europeia.

No primeiro trimestre deste ano, o número médio de dias de atraso de pagamento das empresas em Portugal fixou-se nos 32,6, quando no último trimestre de 2013 ficou nos 32,1 dias.

Na Europa, a média de atraso de pagamento foi de 14,9 dias no final dos primeiros três meses de 2014, uma décima abaixo da média registada entre outubro e dezembro do ano passado.

Em maio, afirma a Informa D&B, a média de atraso de pagamento das empresas portuguesas fixou-se nos 30,5.

SYP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Inflação desacelera em abril e economia portuguesa cresce no 1º trimestre

A taxa de inflação homóloga terá sido de 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já a economia nacional cresceu 1,4% nos primeiros três meses do ano em termos homólogos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.