Câmara de Leiria vai lançar concurso de 1,3 ME para remodelar quartel da GNR

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 28 jun 2022 (Lusa) - A Câmara de Leiria aprovou hoje o lançamento do concurso público para a remodelação do quartel de Monte Redondo da Guarda Nacional Republicana (GNR), investimento de 1,3 milhões de euros partilhado com o Ministério da Administração Interna.

Na reunião do executivo municipal, onde a proposta foi aprovada por unanimidade, a vereadora do PSD Branca Matos referiu que quem conhece este posto da GNR sabe que "precisa de obras há muito tempo" e apontou infiltrações em vários espaços do edifício.

Branca Matos questionou se com o valor do concurso "não seria melhor a possibilidade de construir um posto de raiz" e se "esta obra de ampliação e remodelação é mesmo a opção correta", perguntando ainda onde serão colocados os efetivos da GNR durante o prazo de execução da empreitada, que é de 540 dias.

A vereadora quis também saber se esta obra no posto de Monte Redondo da GNR representa "o fim anunciado" do posto de Monte Real".

O presidente do município, o socialista Gonçalo Lopes, referiu que "não irão faltar soluções locais para acolher transitoriamente" o efetivo da GNR, frisando, por outro lado, que o posto de Monte Redondo "não substitui" o de Monte Real, que tem "a sua área de influência própria" e que também "será objeto de intervenção" que "está a ser articulada com a Junta de Freguesia e que terá de ser validada" pela tutela.

Gonçalo Lopes destacou que o posto de Monte Redondo da GNR vai ser objeto de uma "intervenção bastante profunda", incluindo ampliação e melhorias.

Adiantando que a questão de ser um edifício de raiz "deve ter sido avaliada" na altura pela Junta e pela Câmara, o autarca notou ainda que o atual posto "tem uma boa localização".

O preço base do concurso é de 1.346.473,43 euros, acrescido de IVA.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fim de portagens de ex-SCUT? Proposta vai ser discutida esta quinta-feira no parlamento

O fim das portagens em autoestradas ex-SCUT vai ser discutido na quinta-feira no parlamento, um agendamento do PS que considera a sua proposta “exequível, justa e oportuna”, estando em aberto as votações das iniciativas dos diferentes partidos.

Arquitetos pedem salário de entrada na profissão de 1.300 euros em caderno reivindicativo

O Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura (SINTARQ) aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um caderno reivindicativo do qual se destaca a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão e direito a 25 dias de férias.

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.