Promoção de residências artísticas aproximam culturas de Portugal e da Tunísia

| País
Porto Canal / Agências

Tunes, 30 jun (Lusa) -- A promoção de residências artísticas para o intercâmbio de experiências culturais é uma aposta pioneira das instituições portuguesas na Tunísia, já com resultados concretos nas áreas da cerâmica ou do fado.

"Começámos a trabalhar na organização de residências artísticas [para] reunirmos artistas portugueses com tunisinos, estarem algum tempo, trabalharem e produzirem em conjunto", revelou à Lusa Isabel Gaspar, do Camões - Instituto de Cooperação e da Língua, formadora na área da língua e colocada na embaixada de Portugal na Tunísia desde outubro de 2011.

Os resultados surgiram já em 2014, com a presença no país magrebino da ceramista portuguesa Sofia Beça, que integra a associação internacional de ceramistas e durante duas semanas trabalhou na produção de um mural à entrada da galeria municipal de artes de Sfax, a segunda maior cidade tunisina.

"Promovemos esta primeira etapa a nível institucional, para que depois os artistas se lancem a nível comercial, já a título privado", precisou Isabel Gaspar no decurso de uma receção na embaixada em Tunes à comunidade portuguesa e na presença do chefe da diplomacia Rui Machete, que hoje conclui uma visita oficial de dois dias à Tunísia.

A segunda residência culminou na sexta-feira com um concerto no Centro de Centro de música árabe e mediterrânica em Sidi Bou Said, nos arredores da capital e que organiza um festival anual, em colaboração com embaixadas de diversos países, para a promoção de jovens que se distinguem na área da música.

"É possível trabalhar ao nível das residências. Foi o que fizemos agora, com o cantor de fado José da Câmara e a guitarra portuguesa de Luis Petisca, e três músicos tunisinos. Uma oportunidade única de juntar vozes de dois registos tradicionais e importantes, muito caros aos públicos português e tunisino", assinalou.

Uma iniciativa que procura encontrar áreas que "sensibilizem os dois lados", como é o caso da cerâmica ou do canto árabe. "Estas residências também permitem a hipótese de, mais tarde, se promover a mobilidade".

Ainda no campo da cooperação, área que assegura, Isabel Gaspar referiu-se à proposta do ministério da Educação tunisino para que o estudo do português possa ser incluído como uma oferta a nível do ensino secundário, e quando já figura nos currículos escolares de duas universidades tunisinas.

"Significará provavelmente cerca de duas horas semanais, a par de outras ofertas como a língua turca. A informação está a ser analisada por Lisboa, e aguardam-se novos detalhes sobre esta proposta", esclareceu.

A concluir, e numa referência a outra significativa área de cooperação cultural, Isabel Gaspar recordou o significativo protocolo do Campo Arqueológico de Mértola, e cinco universidades portuguesas associadas, com a Universidade de la Manouba e a Universidade de Cartago. Objetivo: transmitir a "herança árabe-muçulmana".

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, iniciou domingo uma visita oficial de dois dias à Tunísia para manter encontros bilaterais com os principais responsáveis políticos e participar no encerramento o Conselho de Negócios luso-tunisino.

No domingo, encontrou-se com representantes dos principais partidos políticos e participou num jantar a convite do seu homólogo tunisino Mongi Hamdi, com quem manterá na manhã de hoje um encontro bilateral.

Antes do regresso a Lisboa, estão ainda previstos encontros com o primeiro-ministro, Mehdi Jomaa, o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Mustapha Ben Jaafar, e a presença no encerramento o Conselho de Negócios luso-tunisino.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.