Reitor da Universidade do Porto pede 'Simplex' para acesso a financiamento do Ensino Superior

| Norte
Porto Canal

António de Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, na tomada posse para um segundo mandato de quatro anos, na manhã desta quarta-feira, pediu ao Governo medidas 'Simplex' para o Ensino Superior ter acesso com menos burucracias a financiamento e assim "ficar mais competitiva" e fazer frente às instituições internacionais.

Na cerimónia de tomada de posse no Salão Nobre da Reitoria, no Porto, o reeleito reitor salientou que o financiamento para o Ensino Superior está 20% mais baixo do que em 2009 e face a isto disse que "não pode haver ilhusões de mudança, mudando apenas siglas e mantendo tudo na mesma". António de Sousa Pereira defendeu que para isso são necessárias reformas estruturais para que o Ensino Superior seja mais qualificado, mais eficiente e mais competitivo.

Na inumeração de invetimentos que pretende para o novo mandato, António de Sousa Pereira reforçou a criação de um novo campus focado na transição digital e energias verdes a ser desenvolvido na antiga refinaria de Leça da Palmeira, em Matosinhos, e cujo valor não está incluído nos cerca de 100 milhões de euros a investir.

+ notícias: Norte

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.

Sapadores de Braga já resgataram da rua 1.970 animais feridos ou doentes

A viatura de socorro animal do Batalhão de Bombeiros Sapadores de Braga já resgatou da via pública, desde 2020, ano em que começou a operar, 1.970 animais feridos ou doentes, revelou o município.

PSP detém suspeito de violência doméstica em Gaia e apreende arma de fogo

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia um homem de 22 anos suspeito do crime de violência doméstica, tendo apreendido uma arma de fogo, duas armas brancas e mais de 10 mil euros.