ANMP refere que se Câmara do Porto quiser regressar será "sempre bem-vinda"

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 21 jun 2022 (Lusa) -- A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) afirmou hoje que a saída da Câmara Municipal do Porto desta é um "dossiê encerrado", mas que se quiser regressar será "sempre bem-vinda".

"A Câmara Municipal do Porto, quando quiser [regressar], será sempre bem-vinda, mas terá de voltar a refletir", disse Luísa Salgueiro à saída de uma reunião entre os autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP) e as ministras da Coesão Territorial e da Saúde sobre o processo de descentralização em curso.

A Assembleia Municipal do Porto aprovou a 30 de maio a saída do Porto da ANMP, depois da aprovação pelo executivo liderado pelo autarca independente Rui Moreira.

O presidente da Câmara do Porto fez conhecer a sua vontade de abandonar aquele organismo a 12 de abril, altura em que disse que não se sentia em "condições" para passar "um cheque em branco" à ANMP para negociar com o Governo a transferência de competências no âmbito do processo de descentralização.

Rui Moreira acusou a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que assumiu o papel de interlocutora nas negociações com o Governo, de estar a ser cúmplice do Estado central.

Luísa Salgueiro reafirmou que a ANMP receberá sempre a Câmara do Porto "com agrado" se for essa a vontade.

Dizendo ser uma decisão que não compete à Associação Nacional de Municípios, a autarca, eleita pelo PS, confirmou que esse assunto é um "dossiê fechado".

"Tomámos conhecimento dela [decisão de sair] e estamos a trabalhar para todos os municípios, incluindo para a Câmara do Porto", reforçou a presidente da ANMP.

Outros municípios, como Trofa (PSD-CDS/PP), Póvoa de Varzim (PSD), Vale de Cambra (CDS-PP), Pinhel (PSD) e Coimbra (coligação liderada pelo PSD), também manifestaram intenção de abandonar ou discutir a saída da ANMP, invocando os mesmos motivos.

JCR/SVF // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.