Greve da CP suprime 48% dos comboios 

Greve da CP suprime 48% dos comboios 
| País
Porto Canal com Lusa

A greve dos trabalhadores da CP (Comboios de Portugal) suprimiu 107 comboios, sobretudo urbanos de Lisboa, entre as 00:00 e as 10:00, indicou fonte oficial da empresa à Lusa.

"Das 00:00 às 10:00: 113 comboios realizados, 107 suprimidos (48% de supressões)", adiantou fonte oficial da CP, em resposta à Lusa.

De acordo com a empresa, entre as supressões contabilizam-se 71 comboios urbanos de Lisboa, 25 regionais e 11 de longo curso.

A greve dos revisores e dos trabalhadores de bilheteiras da CP, a Sul de Pombal, encerrou hoje entre 85% a 90% das bilheteiras, indicou, por sua vez, o dirigente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), Luís Bravo, à Lusa.

Para o dia 23 de junho está também agendada uma greve de 24 horas para os trabalhadores ferroviários operacionais, a norte de Pombal.

A CP já tinha alertado que a circulação de comboios da empresa deverá ter perturbações "significativas nos dias 12, 13 e 16 de junho devido a greve.

Desde o início do mês tem estado a decorrer uma greve dos trabalhadores da CP ao trabalho extraordinário e aos feriados, que se prolonga até ao final do mês.

Em 16 de maio, a CP anunciou que chegou a um acordo com 12 sindicatos, para revisão do Acordo de Empresa, ficando de fora três estruturas.

Do acordo alcançado resultou o aumento salarial de 0,9%, com efeitos retroativos em 01 de janeiro de 2022, a uniformização do subsídio de refeição para 7,74 euros e a integração dos trabalhadores da ex-EMEF na tabela salarial da CP, com efeitos retroativos ao primeiro dia do ano.

O entendimento prevê ainda a aplicação aos trabalhadores da ex-EMEF das regras consagradas no Acordo de Empresa da CP relativamente à organização do trabalho, abonos e variáveis retributivas.

A empresa referiu que aos clientes que já tenham adquirido bilhete para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, será permitido o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.